Datas históricas de Rondônia

1985 – O governador Jorge Teixeira reinaugura o prédio do Museu Rondon, em Ji-Paraná, obra restaurada com apoio do Banco do Estado de Rondônia, Beron

Lúcio Albuquerque
Publicada em 09 de maio de 2020 às 09:49
Datas históricas de Rondônia

9.5 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, fica criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras Rondônia teria mais de 90% de sua área.  1985 – O governador Jorge Teixeira reinaugura o prédio do Museu Rondon, em Ji-Paraná, obra restaurada com apoio do Banco do Estado de Rondônia, Beron.

COMEMORA-SE: Dia da Europa, quando em 1950 o francês Robert Schuman viu aprovada a proposta de uma entidade europeia supranacional. Católicos lembram Santo Izaías e São Pacômio.

FATOS: 1605 - É publicada a primeira parte de Dom Quixote, a obra de Miguel de Cervantes.  1911 — As obras de Gabriele d'Annunzio são colocadas no Índice de Livros Proibidos pelo Vaticano. 1921 — Nasce Sophie Scholl, ativista alemã, foi presa e guilhotinada pelos nazistas. 1945 — Segunda Guerra Mundial: o Instrumento da rendição alemã é ratificado no quartel soviético em Berlim-Karlshorst. 1960 — A Food and Drug Administration autoriza a venda de anticoncepcional nos Estados Unidos. 1960 — A Food and Drug Administration autoriza a venda de anticoncepcional nos Estados Unidos. 1969 — Carlos Lamarca lidera a primeira ação guerrilheira urbana roubando dois bancos em São Paulo. 1978 — Morte de Aldo Moro, político italiano, assassinado por terroristas. 1994 - Nelson Mandela torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

FOTO DO DIA: 1987 – O presidente da Assembleia Legislativa/RO, Sidney Guerra (na cabeceira da mesa, ainda na velha sede do parlamento rondoniense) debate com deputados propostas de criações de vários municípios. Pouco depois dessa reunião ele renunciaria para disputar a prefeitura de Jaru, em que foi eleito.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook