Deputados aprovam projetos que garantem benefícios para policiais militares, civis e bombeiros
Irredutibilidade da Polícia Civil é aprovada, além de recomposição para militares e bombeiros da reserva, e pensionistas
Os deputados estaduais aprovaram, em duas votações, durante sessão extraordinária na tarde de desta sexta-feira (8), dois projetos que garantem benefícios para os policiais civis, o PL 599/20, e para os policiais militares e bombeiros militares da reserva remunerada e pensionistas, o PL 587/20.
O PL 599/20, que trata da irredutibilidade aos Policiais Civis, dando nova redação ao artigo 3º da lei 3.961, de 21 de dezembro de 2016, foi o primeiro a ser votado pelos parlamentares, na sessão conduzida pelo deputado Ezequiel Neiva (PTB), com a maioria dos deputados participando através de vídeo conferência.
O deputado Jair Montes (Avante) emitiu o parecer favorável, em plenário. "Destaco a luta do deputado Ismael Crispin, em incluir a irredutibilidade na pauta. Temos que buscar agora a irredutibilidade dos policiais penais. Agora há pouco, recebi mensagem dos auditores fiscais, com situação parecida. A Politec também está com a mesma demanda e podemos seguir lutando por essas demais categorias. Não podemos esquecer dos servidores da Saúde, que esperam o envio do PCCS pelo Governo para esta Casa", destacou o relator.
O deputado Adelino Follador (DEM) se manifestou a favor do projeto, que segundo ele, faz justiça aos policiais civis, categoria que precisa ser melhor valorizada. O deputado Chiquinho da Emater (PSB) reforçou que "tudo o que for a favor do servidor público, terá o meu apoio, terá o apoio desta Casa".
Em seguida, o deputado Luizinho Goebel (PV) disse que "fechamos uma semana muito positiva, de todos os colegas deputados estaduais. Entendo a preocupação do deputado Ezequiel Neiva para a votação da matéria e também do deputado Ismael Crispin, para incluir a irredutibilidade da Polícia Civil. Estou feliz, por reconheço o trabalho da PM, dos Bombeiros e da PC".
O deputado Ismael Crispin (PSB) destacou o trabalho da Assembleia. "Quero esclarecer para a sociedade uma coisa: a importância do Parlamento para a democracia. Por isso, precisamos de um Parlamento forte e destemido. Agradeço ao apoio de todos, não nos faltou apoio. Hoje, fazemos justiça à Polícia Civil e agradeço ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo envio da matéria".
O líder do Governo, Eyder Brasil (PSL), declarou que "destaco a luta do deputado Ismael Crispin nessa empreitada e hoje chegamos ao consenso. Parabenizo o governador Marcos Rocha pela decisão em contemplar as categorias da PM, Civil e Bombeiros".
Alex Redano (Republicanos) ressaltou o trabalho de todos os parlamentares e afirmou que "todos os benefícios para os servidores da segurança pública terão o nosso apoio, por seu tão relevante trabalho, ainda mais nesse período de pandemia".
O deputado Cabo Jhony Paixão (Republicanos) enalteceu que "é uma justiça com os bravos guerreiros que deram a sua vida pela sociedade. Essa votação traz segurança para muitas famílias".
VPNI aprovada
Em seguida, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 587/20, que cria a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI), nas corporações da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia. É uma ação para corrigir o desconto previdenciário, após a entrada em vigor da reforma da Previdência.
Jair Montes leu o relatório em plenário, a favor do projeto, com emenda do deputado Ismael Crispin que garante o benefício retroativo. "Estamos aqui fazendo justiça com a Polícia Militar e parabenizo o deputado Ezequiel Neiva, que lutou muito para a matéria chegar aqui. E a perda de 9,5% dos policiais militares da reserva, que agora com a reforma da Previdência, estão na chamada fonte 100".
Na discussão do projeto, Crispin enalteceu a atuação de Ezequiel Neiva para a votação do projeto. "Vivemos uma semana muito conturbada com essa votação. Muitos atacaram o Parlamento, mas a gente precisa ter postura e saber onde queremos chegar. Nunca houve da nossa parte, a intenção de prejudicar a corporação. Jamais passou pela nossa cabeça a ideia de prejudicar a Polícia Militar, como insinuaram algumas entidades mal intencionadas. Vamos atender a categoria e quem não tem voto e nem tem cadeira no Parlamento, que respeite a atuação dos parlamentares", disse.
O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), por vídeo conferência, relatou o trabalho do deputado Ezequiel Neiva, para deliberar a matéria. "Estive com os servidores da Polícia Civil e assumi o compromisso com a categoria. E como resultado, estamos vivendo esse momento único: aprovando matérias da PM e da PC na mesma sessão".
Eyder Brasil disse que a votação é o reconhecimento do trabalho das forças de segurança. "Estamos aqui votando o direito de policiais e bombeiros militares da reserva e pensionistas, como forma de reconhecer o trabalho".
Cabo Jhony Paixão relatou sua felicidade em, no mesmo momento, atender as duas categorias. "Que o Parlamento possa ser mais ouvido, mais atendido, para que possamos dar o apoio necessário para as categorias e a nossa sociedade".
Alex Redano disse ainda que o trabalho das entidades e associações que defendem as categorias têm uma atuação importante. Já Adelino Follador destacou o trabalho de todos os deputados, para resolver em definitivo esse impasse, beneficiando policiais militares, bombeiros e policiais civis. Ele aproveitou para defender que o Governo pague os 30% de insalubridade aos servidores da saúde, que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus.
Ezequiel Neiva agradeceu ao governador pelo envio dos dois projetos à Casa, pelo deputado Crispin ter liberado a matéria para votar e a atuação do presidente Laerte Gomes, em convocar a extraordinária.
"Nos angustiava a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro sancionar a lei que impede a concessão de aumento e benefícios para servidores públicos. Mas, hoje estamos votando esses dois projetos, fazendo justiça a todos".
Adelino Follador denuncia cartel do leite e quer ação do Governo em defesa do produtor
Para a o deputado, a cartelização prejudica os produtores rurais, com o baixo preço pago pelos laticínios
Jean Oliveira cobra do DER a urgente reconstrução da ponte na Linha P-40
A linha P-40 liga no município de Alta Alegre, os distritos de Flor da Serra, São Luiz, Izidolândia e Porto Rolim de Mora
Transparência: Ações de combate à Covid-19 são apresentadas aos vereadores
Em sua apresentação, Rafael Papa também sanou dúvidas dos vereadores quanto aos investimentos realizados para contratação de novos técnicos de enfermagem pela Prefeitura Municipal
Comentários
Aprovar eu também aprovo qualquer coisa. Quero ver é a execução.No Brasil já se tornou praxe entre os políticos fazer o maior "auê" com determinado assunto para impressionar a população ou alguma classe profissional como o caso em questão. Como acima bem destacado, trata-se de Projeto de Lei, que ao meu ver tem tudo com aquela brincadeira de "projeto de gente", ainda está para existir no mundo real. Tudo não passa de meras e divagadas ilusões. Funciona assim: eu aprovei e ele não fez - então a culpa é dele.
Estimado Deputado Alex Redano,não 30% se insalubridade,é o grau máximo, 40%💪🤔
A verddade,é que,a nós,funcionários da SAÚDE,tudo é muito demorado,nossos salários estão muito defasados,tem técnico de enfermagem,tirando 900,00 reais,passando necessidades,muito difícil no atual cenário,porque,quando deveriam terem feitos,sempre protelavam,uma vergonha,um profissional,de nível superior,que não Médico,sem o plantão especial,está ganhando,menos de 2.500,00 reais,para sua qualificação,um salário miserável,tudo o que se fala,nos profissionais de SAÚDE,fica para depois,depois...depois que o CORONA VÍRUS...nos levar,muito triste e vergonhoso ,desonroso,e se escaparmos,falaremos sobre,o segundo capítulo😷😷😷🤡🖐👀
Todos trabalhando, mas cadê o reporter travestido de Senador Marcos Rogério ?
Quero saber se terão esse mesmo empenho pra defederem toda a categoria da saúde desde o auxiliar serviços gerais a demais categorias pois a saúde se faz com todas elas não só com a categoria fim. Vamos esperar pra ver.
É necessário esclarecer que não houve benefício algum aos policiais militares, o que houve foi uma reparação de uma injustiça que foi feita com os policiais da reserva remunerada, ou seja foi retirado do nosso contra cheque o valor de 9.5% e apenas foi devolvido. Resumindo alguns deputados ainda estão fazendo política na desgraça dos aposentados...
Quero dizer pra vcs se aprofundar na notícia pois ela é FAKE. Não houve nenhum benefício,apenas está devolvendo o que foi tirado de nós.
É muito triste ver que nossos governantes só tem olhos para a polícia...até parece que só a polícia trabalha no estado de Rondônia...É LAMENTÁVEL...Enquanto outras categorias vivem a verdadeira penúria...nesse é em outros governos os policiais foram beneficiados...Enquanto as outras categorias são completamente esquecidas....LAMENTÁVEL MESMO. Igualdade compromisso não é isso...Igualdade é reconhecer a todos ...não uma pequena parte que já foi beneficiada outras vezes....uma pena
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook