Datas históricas de Rondônia

1931 – Depois de quebrar o contrato, ficando 8 dias sem fazer circular os trens, a Madeira-Mamoré Railway requer junto à Vara da Justiça Federal (RJ) que o Governo brasileiro assuma a direção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Lúcio Albuquerque
Publicada em 25 de junho de 2020 às 08:51
Datas históricas de Rondônia

25.6 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1931 – Depois de quebrar o contrato, ficando 8 dias sem fazer circular os trens, a Madeira-Mamoré Railway requer junto à Vara da Justiça Federal (RJ) que o Governo brasileiro assuma a direção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

COMEMORA-SE: Dia do Imigrante. Dia Mundial do Vitiligo. Católicos lembram São Próspero de Aquitânia e São Guilherme de Vercellli.

FATOS: 1792 — Começa a medição do meridiano de Paris, origem do estabelecimento do Sistema Métrico Decimal. 1884 – Nasce Guilherme Paraense, militar e primeiro atleta brasileiro  a ganhar uma medalha de ouro olímpica, em Antuérpia, nos VII Jogos, em 1920. 1947 — Publicado o Diário de uma Jovem (mais conhecido como o Diário de Anne Frank), judia holandesa assassinada pelos nazistas. 1950 – A Coréia do Norte invade a Coréia do sul e começa a guerra da Coréia eu vai até 1953. 1976 – Nasce Maurren Higa Maggi, primeira mulher atleta brasileira a ganhar medalha de ouro, nos Jogos de 2004 no salto em distância. 1988 – Fundação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). 1997 — Morre Jacques-Yves Cousteau, explorador e inventor francês. 2009 – Morre Michael Jackson, cantor, ator, dançarino e compositor estadunidense.

FOTO DO DIA: Uma obra imponente, localizada no extremo noroeste brasileiro, o Real Forte do Príncipe da Beira, obra iniciada em 1776, então  no município matogrossense de Vila Bela da Santíssima Trindade, a partir de 1943 no Território do Guaporé e atualmente parte do município de Costa Marques, era o grande baluarte português no alto Rio Guaporé. O historiador Francisco Matias diz que o nome do Príncipe era D. José Francisco Xavier de Paula Domingos Antônio Agostinho Anastácio Inácio.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook