Décima Legislatura deixa legado histórico com registro de uma das datas mais importantes do Estado

Presidente da Constituinte de 1983 destacou empenho dos atuais parlamentares

Fotos: Diego Queiroz, José Hilde e Marcos Figueira-Decom-ALE-RO
Publicada em 10 de agosto de 2019 às 09:39
Décima Legislatura deixa legado histórico com registro de uma das datas mais importantes do Estado

Presente em todos os eventos da semana especial em comemoração aos 36 anos da promulgação da primeira Constituição de Rondônia, o presidente da Assembleia Constituinte de 1983, José Bianco de Abreu fez questão de frisar o legado histórico que a Décima Legislatura deixará para a sociedade rondoniense com a realização de um evento grandioso.

“Fiquei surpreso e muito grato com o convite que recebi para fazer parte de um momento tão importante. Ao longo desses anos de constituição, essa é a primeira vez que vejo uma Mesa Diretora tão empenhada em mostrar a importância do dia 6 de agosto de 1983”, ressaltou.

Durante quatro dias, a nova sede do Poder Legislativo foi palco de apresentações musicais, homenagens aos deputados constituintes, inauguração do salão de exposições, lançamento da edição Comemorativa da Constituição Estadual com todas as emendas constitucionais, incluídas no decorrer de 36 anos de vigência, entre elas, a emenda 134 de 2019, e lançamento dos editais de redação e da escolha da bandeira oficial e de um ciclo de palestras com diversas autoridades.

Diante de tantos momentos de alegria, o presidente constituinte recordou com saudosismo as dificuldades enfrentadas pelos deputados constituintes, que por muitas vezes ficaram noite adentro com a grandiosa missão de promulgar a Carta Magna no prazo previsto.

“Tínhamos orçamento, mas não tínhamos mesa, papel, caneta, assessores, comissão de licitação, veículos à disposição, nem muito menos experiência com a questão legislativa. Tínhamos muito entusiasmo e hoje vejo que todo o esforço foi válido”, pontuou.

José Bianco destacou ainda, o empenho do presidente da Assembleia de Rondônia Laerte Gomes e do 1º secretário da Mesa Diretora, Ismael Crispim em não permitir que a data caísse no esquecimento. “Eles fizeram questão de preparar um momento histórico e não apenas uma solenidade. A sociedade rondoniense precisa desses eventos de resgate histórico e esperamos que outras datas, como 4 de janeiro de 1982”, também sejam recordadas e comemoradas com o mesmo ânimo”, ponderou.

Reconhecimento 

Para o presidente Laerte Gomes a realização dessa semana especial foi uma questão de Justiça.  “Fazer este resgate histórico, prestando homenagens e demonstrando de forma efetiva e concreta, o nosso reconhecimento e a gratidão aos parlamentares da primeira legislatura até os seus sucessores, em pleno exercício do mandato parlamentar foi uma grande honra”, disse.

Segundo o deputado Ismael Crispin, que atuou como presidente da comissão, todas as expectativas da semana especial foram superadas. “Nosso intuito era trazer a sociedade para conhecer o Parlamento, conhecer de perto o nosso trabalho, a nossa rotina e nesses quatro dias tivemos a honra de receber muitos rondonienses”, comemorou.

Crispin afirma ainda, que os deputados da Décima Legislatura fizeram história. “Estamos escrevendo a nossa história nesta Legislatura. Essa semana especial sempre será lembrada como um momento importante. Eu tenho a consciência que nossos mandatos são passageiros, então precisamos deixar a nossa marca”, celebrou. 

 Falando em nome de todos os servidores que se dedicaram incansavelmente para garantir que o evento fosse realizado com excelência, a chefe do Cerimonial da Assembleia, Jane Ester afirmou que o saldo dessa semana foi totalmente positivo. “Tudo saiu dentro do planejado. Todos os colaboradores estavam empenhados e entusiasmados com a importância desse momento para a Casa de Leis de Rondônia. Encerramos a programação com a sensação de dever cumprindo”, finalizou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

A triste dança da destruição

A triste dança da destruição

"cabe a nós salvarmos as poucas tribos que ainda restam no Brasil da ganância dos senhores da terra, que com suas motosserras e o apoio de gente como Bolsonaro, fazem a triste dança da destruição"