Delegação de RO participa das Paralimpíadas Escolares 2025
O estado será representado por 95 participantes, entre técnicos, staff e dirigentes, e estudantes-atletas que disputarão provas de atletismo, bocha adaptada, tênis de mesa e natação
O estado será representado por 95 participantes, entre técnicos, staff e dirigentes, e estudantes-atletas
A delegação de Rondônia embarcou nesta segunda-feira (17), para a edição 2025 das Paralimpíadas Escolares, cuja cerimônia de abertura também ocorre hoje, na Quadra Multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. O evento será realizado até o dia 28 de novembro, com atividades concentradas no CTPB, estrutura referência na América Latina para o paradesporto. O estado será representado por 95 participantes, entre técnicos, staff e dirigentes, e estudantes-atletas que disputarão provas de atletismo, bocha adaptada, tênis de mesa e natação.
A iniciativa integra o calendário oficial do movimento paralímpico brasileiro e reúne jovens de 11 a 18 anos de todas as unidades federativas, em 15 modalidades, organizadas pelo Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), com apoio do Ministério do Esporte. No domingo (16), os estudantes-atletas que irão competir no primeiro bloco receberam do governo de Rondônia, kit completo de participação, composto por agasalho, camiseta, calça, bolsa e squeezes, além do custeio de despesas com transporte terrestre, hospedagem local e passagens aéreas de ida e volta. Já em São Paulo, a hospedagem, a alimentação e o translado são garantidos pelo CPB, responsável pela coordenação nacional do evento.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidenciou o comprometimento do estado com o desenvolvimento do esporte inclusivo. “O governo tem trabalhado para garantir que cada estudante-atleta tenha oportunidades reais de crescimento e participação. As Paralimpíadas Escolares representam um momento de superação e conquista, e Rondônia segue fortalecendo políticas que valorizam o esporte como instrumento de inclusão, autonomia e transformação social.”
O chefe da delegação rondoniense, Zairton Alves, destacou o impacto da participação do estado no maior evento escolar paralímpico da América Latina. “Esta é uma oportunidade única para nossos atletas mostrarem seu potencial e vivenciarem o esporte como ferramenta de inclusão. A delegação está preparada e motivada para representar Rondônia com responsabilidade e orgulho. Ver o crescimento do paradesporto no estado e acompanhar o desenvolvimento desses jovens é algo que nos inspira diariamente.”
O coordenador de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar (Cefacee), Alan Raniere, enfatizou o papel educacional do evento. “As Paralimpíadas Escolares transformam trajetórias. Cada atleta que viaja carrega consigo não apenas o desejo de competir, mas toda uma rede de apoio formada por profissionais, famílias e escolas. O esporte paralímpico abre portas, fortalece vínculos e mostra que a educação inclusiva é um caminho real e possível.”
Estudantes-atletas que irão competir no primeiro bloco receberam do governo kit completo de participação
REVELAÇÃO DE TALENTOS
As Paralimpíadas Escolares são um dos principais pilares do movimento paralímpico brasileiro e têm revelado talentos em todo o país. Segundo o Comitê Paralímpico do Brasil, entre os 120 atletas que representaram o país no ParaPan de Jovens, 104 passaram pelas Paralimpíadas Escolares, sendo 56 oriundos do Projeto Centros de Referência Paralímpico, responsáveis por 46% das medalhas brasileiras.
Entre esses talentos está a rondoniense Gabrielly Alves, 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget e integrante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Espigão do Oeste, que conquistou medalha de prata na bocha adaptada no ParaPan de Jovens 2025, em Santiago. A estudante conheceu a modalidade nos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), promovidos pelo governo de Rondônia, por meio da Seduc, em 2022, e desde então vem acumulando conquistas regionais, nacionais e internacionais, destacando-se como campeã brasileira e vice-campeã internacional.
Oficina de Música infantojuvenil no Cero: inscrições até 21/11
As vagas são limitadas e acontecerão duas vezes por semana, com duração média de 40 a 50 minutos cada, no período da manhã — das 8h às 13h, sempre às terças e sextas-feiras
Detran-RO homenageia vítimas do trânsito em Porto Velho
A ação faz alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, lembrado anualmente no terceiro domingo de novembro
Rondônia tem 2ª menor taxa de desemprego do Brasil
Entre as principais medidas adotadas pelo governo de Rondônia para melhorar a geração de empregos está a adoção de boas práticas na atração e manutenção de negócios




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook