Delegado Camargo propõe oficialização do feriado de Corpus Christi em Rondônia
Projeto do deputado Delegado Camargo institui Corpus Christi como feriado oficial no estado
O dia de Corpus Christi - que será celebrado nesta quinta-feira (8) - não é feriado nacional e nem estadual, e só é considerado feriado em alguns estados e municípios onde a folga é determinada por lei. Em São Paulo, por exemplo, é feriado municipal, mas não é estadual. Em Rondônia, o feriado católico é instituído todos os anos por decreto do governador do Estado, que pode não instituir, se não quiser.
Pensando em garantir a tradição católica a todos os rondonienses e a instituição oficial do feriado de Corpus Christi no calendário do estado, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) protocolou na Assembleia Legislativa (Alero) projeto de Lei Ordinária (PLO), definindo que o feriado de Corpus Christi será celebrado em todo o território do estado de Rondônia, sempre em uma quinta-feira do mês junho.
De acordo com o parlamentar, a propositura objetiva corrigir um lapso advindo de ato normativo unilateral do Chefe do Poder Executivo estadual, que “estabelece o calendário dos feriados e pontos facultativos de 2023 do Poder Executivo Estadual e dá outras providências”, anunciando erroneamente a celebração do dia de Corpus Christi como ponto facultativo no dia 09/06/23 (sexta-feira), sendo que a festa católica ocorre tradicionalmente na primeira quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. “Trata-se de uma correção necessária, tendo em vista que na ocasião da celebração, milhares de fiéis se mobilizam para realizarem procissões, missas, confecção de tapetes e outras atividades religiosas, onde há grande mobilização de fiéis no Estado de Rondônia e em todo o território nacional”, disse o deputado.
Com a aprovação do projeto e a devida sanção por parte do governador, o Estado de Rondônia passará a ter em seu calendário oficial o feriado de Corpus Christi, cabendo então, ao governador, apenas a definição ou não de ponto facultativo aos servidores estaduais na sexta-feira subsequente.
Assembleia Legislativa aprova projeto sobre licenciamento ambiental em Rondônia
Medida precisa atender critérios, como a de não intervir em áreas de preservação
Alex Redano presidirá audiência pública sobre embargos ambientais no Estado
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidirá a audiência pública que tratará dos embargos ambientais em propriedades rurais após 2008
Vereadora Rosana Pereira é a única a votar contra piso de ACS e Agentes de Endemias
Apesar do voto contrário da vereadora Dra. Rosana Pereira, o Projeto de Lei nº 3204 foi aprovado por maioria ampla, garantindo um importante avanço para os agentes de saúde e combate às endemias
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook