Depois de 28 anos, filha é registrada pelo pai e pede 'benção' pela primeira vez durante Justiça Rápida Itinerante
O projeto é ofertado à população desde a década de 1980, foi oficialmente instituído nos anos 1990 e tem como missão facilitar o acesso à Justiça para todos os rondonienses
“Benção, pai”, foi o que Aline de Souza disse após ter incluído o nome do pai, João Evangelista Borges, em sua certidão de nascimento. O reconhecimento de paternidade aconteceu no distrito de Ressaca durante a Justiça Rápida Itinerante.
O abraço entre pai e filha aconteceu dentro do Barco da Justiça. “Eu tenho 28 anos e vim colocar o nome do meu pai no meu registro porque só tinha o da minha mãe. Meu nome era Aline Ferreira de Souza e agora vai ser Aline Ferreira de Souza Borges”, comemorou.
Emocionado ao sair do barco com a certidão da filha em mãos, o pai agradeceu às equipes da Justiça Rápida pelos trabalhos na operação. "Dessa vez com a vinda do barco aqui, eu não poderia perder a oportunidade", disse.
Com linguagem simples, direta e compreensível a todos(as) os(as) cidadãos(ãs), magistrados(as), servidores(as) do TJRO e de instituições parceiras atendem moradores das localidades de Demarcação, Calama, Ressaca, Papagaio, Santa Catarina, Nazaré, Cavalcante e São Carlos entre os dias 19 a 29 de junho.
A Justiça Rápida Itinerante Fluvial é realizada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do TJRO, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
O projeto é ofertado à população desde a década de 1980, foi oficialmente instituído nos anos 1990 e tem como missão facilitar o acesso à Justiça para todos os rondonienses.
Serviços e parcerias
Nesta edição são oferecidos serviços jurídicos, de cidadania e de apoio psicossocial, como a emissão de CPF, certidões de casamento, certidões de nascimento, solução de conflitos visando reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, pagamento de pequenas dívidas, além de atendimentos odontológicos, de enfermagem e escuta humanizada realizada pelas equipes de psicólogos e assistentes sociais do TJRO.
A gama de serviços prestados à população é possível graças aos parceiros envolvidos no projeto, como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Tudo Aqui e a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO).
Novo mestrado da UNIR: Administração e Contabilidade
Inscrições estão abertas no curso que formará pesquisadores especializados em Contabilidade, Administração e áreas interdisciplinares
Rondônia Cidadã realiza edição histórica neste final de semana fechando o ciclo de visitas
Desde o início, em 2019, o programa estadual já promoveu mais de 90 mil atendimentos em diversas áreas, nas 59 localidades percorridas
Prefeitura segue com programação de castração gratuita de animais de pequeno porte em Porto Velho e distritos
Os atendimentos começaram no dia 8 de junho e seguem nos distritos do baixo Madeira sede municipal
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook