Deputada Carla Zambelli é presa na Itália
Polícia Federal diz que ela será submetida a processo de extradição
A deputada federal Carla Zambelli foi presa pela polícia italiana na tarde desta terça-feira (29), em Roma. A informação foi confirmada por fontes da Polícia Federal.
A deputada tinha fugido do Brasil logo após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio deste ano, a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde então, ela estava foragida da Justiça brasileira e na lista de procurados da Interpol.
Em nota, a Polícia Federal afirma que "a presa era procurada por crimes praticados no Brasil e será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário".
O deputado italiano Angelo Bonelli disse em sua conta no X que denunciou à polícia italiana um endereço em Roma no qual Zambelli estaria hospedada.
"Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Dei o endereço à polícia, e a polícia já está identificando Zambelli", publicou Bonelli na rede X.
Em junho, o deputado havia solicitado ao governo italiano urgência na extradição de Zambelli. À época ele defendeu que não se pode usar a cidadania italiana para escapar de uma condenação.
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), episódio ocorrido em 2023. Segundo as investigações, a invasão foi executada pelo hacker Walter Delgatti, que confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar. Duas semanas após ser condenada, a deputada deixou o Brasil para evitar o cumprimento da pena.
Porte de armas
Carla Zambelli responde também a um processo criminal no STF. Em agosto de 2023, Zambelli virou ré no Supremo pelo episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.
A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.
Até o momento, o Supremo registrou placar de 6 votos a 0 para condenar a parlamentar a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto. No entanto, um pedido de vista do ministro Nunes Marques adiou a conclusão do julgamento.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2025-07/deputada-carla-zambelli-e-presa-da-italia
Reta final dos preparativos para a maior festa cultural de Rondônia
A estrutura quase pronta para a 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá que será realizado entre os dias 01 e 10 de agosto no Parque dos Tanques em Porto Velho
Fiscalização Ambiental zera estoque de denúncias por maus-tratos a animais
Ações integradas com técnico veterinário, uso de tecnologia e reforço logístico garantem eficiência inédita no atendimento às ocorrências
Custo da CNH pode cair até 80% com projeto em estudo nos Transportes
Autoescola deixaria de ser obrigatória, mas prova prática continuaria




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook