Deputado Adelino Follador destaca valor defasado de repasse referente a merenda escolar

Parlamentar também cobrou DER sobre recuperação de pontes e criticou valor da arroba do boi em relação ao ICMS cobrado pelo Governo

Juliana Martins - ALE/RO Foto: Diego Queiroz - ALE/RO
Publicada em 17 de maio de 2022 às 18:05
Deputado Adelino Follador destaca valor defasado de repasse referente a merenda escolar

Na sessão ordinária desta terça-feira (17), o deputado Adelino Follador (União Brasil) pautou a questão da merenda escolar que, segundo ele, o valor repassado por aluno não tem sido proporcional ao valor investido para garantir a qualidade da alimentação oferecida aos alunos das escolas públicas.

O parlamentar disse que encaminhou questionamentos para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) referentes aos planejamentos futuros para tratar do assunto. “Sabemos que hoje em dia, para muitas crianças, a melhor refeição é a merenda escolar. E mesmo tendo essa importância, sabemos que o valor repassado por aluno, está defasado”, disse o parlamentar.

De acordo com o deputado, o valor referente à merenda escolar, há anos não é atualizado. Adelino Follador ressaltou a necessidade do reajuste do recurso voltado à merenda escolar. “As escolas que têm tempo integral, ainda não estão vivenciando esse problema porque recebem um valor maior, mas as demais, estão passando por essa dificuldade e sabemos que esse recurso, quando bem investido, é um dos mais bem aproveitados, porque conseguimos alimentar nossos alunos que, com isso, alcançam um desempenho escolar melhor”, ressaltou Follador.

O deputado também comentou sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que o Governo do Estado entrou em relação a lei que trata do Jovem Aprendiz. O parlamentar disse esperar que o Executivo implante a lei que segundo ele, oferece oportunidade a jovens que têm menos condições de encontrar trabalho. “Tenho certeza que, se esse projeto vier para votação nesta Casa, os 24 deputados votarão a favor por entenderem a importância da questão que é incluir esses jovens na sociedade”, disse o deputado.

Follador também cobrou do DER a construção da ponte da Linha 010, sobre o rio Canaã, no município de Cacaulândia. Segundo o parlamentar, trata-se de uma questão urgente. “Não se trata de apenas de patrolar, mas também cascalhar. E cito também a região de Buritis, de Ariquemes, Rio Crespo, Alto Paraíso, são vários pontos que precisam de atenção do DER”, enfatizou o parlamentar.

Por fim, o deputado comentou sobre a pecuária no Estado e as ações do Governo em relação ao valor do ICMS cobrado que, de acordo com o parlamentar, pode prejudicar o pecuarista em relação ao preço da arroba do boi. “A Secretaria de Finanças tem se empenhado, defendeu a pauta no Confaz, mas ainda não surtiu efeito. Precisamos nos empenhar para garantir que saia mais gado do estado de Rondônia”, concluiu o deputado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook