Deputado Affonso Cândido apresenta projeto de lei que inclui Festa do Jacaré ao calendário estadual
Festa é realizada anualmente pelo povo Arara (Karo) desde tempos "imemoriais"
Em 2023, acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro, na aldeia Iterap na TI Igarapé Lourdes (Foto: Assessoria parlamentar)
O deputado estadual Affonso Cândido (PL) apresentou projeto de lei propondo a inclusão da "Festa do Jacaré", realizada pelo povo Arara da Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná, no calendário oficial de eventos do estado de Rondônia, a partir de 2024.
O projeto de lei tem por base o Decreto Estadual 27.542, de 18 de outubro de 2022 que regulamenta a Lei 3.518, de 17 de março de 2015, que dispõe sobre a criação do calendário cultural oficial do estado de Rondônia, assegurando a valorização, defesa, incentivo a projetos e programas da esfera cultural estadual.
A iniciativa, segundo Affonso Cândido, é para valorizar e divulgar a cultura e tradição dos povos nativos ou originários rondonienses pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). "Temos várias datas de festas e comemorações no nosso calendário estadual, mas um evento que marca a cultura e tradição de um povo indígena, é o primeiro", admitiu.
A Festa do Jacaré é realizada anualmente pelo povo Arara (Karo) desde tempos "imemoriais". Em 2023, acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro na aldeia Iterap na TI Igarapé Lourdes, que ainda reúne as comunidades Paygap e 5 Irmãos. Juntas, elas somam cerca de 500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. A festa será aberta a outros povos indígenas e convidados.
O ritual consiste em caçar, capturar e se alimentar do animal pelos membros da etnia. A tradição ainda é feita de cantos e danças que ajudam no fortalecimento da cultura indígena e na aprendizagem dos mais jovens para que a tradição ancestral tenha continuidade.
"A decisão do deputado Affonso Cândido contribui para a divulgação e a continuidade da Festa do Jacaré que há muitos anos é realizada em Ji-Paraná. Ela está sendo realizada quando a maioria dos outros povos já não tem mais seus rituais tradicionais, , afirmou Volnei Inocêncio, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
"Esse é o jeito de a gente transmitir para a futura geração do povo Arara o que restou dos nossos ancestrais. A educação tem sido um meio de aproximar os jovens e as crianças a se preocupar com as mudanças que ocorreram na nossa cultura, nossa verdadeira identidade", afirmou o líder indígena Firmino Arara.
Assembleia Legislativa integrada à Campanha Setembro Amarelo
“Valorização da Vida” é uma jornada que visa evitar o suicídio
Grande público prestigia a abertura do 1º Encontro do Fórum Permanente das CCJR
Abertura foi realizada no auditório Amizael Gomes da Silva
Marcelo Cruz destaca importância do 1º Encontro do Fórum Permanente das CCJR em Porto Velho
Evento está sendo realizado no auditório Amizael Gomes da Silva
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook