Deputado Anderson apresenta emenda em projeto para proteger militares da ativa
Ele disse que o ideal seria a proposta ter antes tramitado nas comissões da Casa de Leis
Por meio de uma emenda ao Projeto de Lei n. 093/2019, o deputado estadual Anderson Pereira (Pros) impediu na sessão plenária de terça-feira (7) uma possível diminuição da idade máxima de 35 para 30 anos para o ingresso de militares da ativa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar nos Quadros de Oficiais de Saúde e Capelão.
O Projeto de Lei enviado pelo governador Marcos Rocha promove alterações na Lei n. 150, de 6 de março de 1987, que dispõe sobre o Quadro de Oficiais de Administração da Polícia Militar, além de revogar o artigo 2º da Lei n. 1.353, de 9 de julho de 2004, que “fixa a altura e idade para ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia”.
A emenda do parlamentar impediu que esse artigo 2º da Lei n. 1.353 fosse revogado, mantendo a idade máxima de 35 anos para o ingresso de militares do Estado da ativa nos Quadros de Oficial Combatente de Saúde e Capelão.
“Adotamos essa medida para proteger os próprios militares, já que a Lei 1.353 não é clara nos demais artigos sobre a aplicação do limite de idade para ingresso nesses quadros, abrindo brecha para a interpretação e aplicação da idade máxima de 30 anos, previsto no artigo 1º, inciso II, alínea ‘a’”, explicou o deputado.
Anderson esclareceu ainda que defende até o fim da limitação de idade para ingressos nos quadros de oficiais para os militares da ativa com o intuito de oportunizar a promoção na carreira para todos os membros da corporação. “Se a intenção do Poder Executivo era acabar com a limitação de idade para o ingresso nesses quadros, isso não ficou claro. Me coloco até à disposição do Governo para construir algo nesse sentido”, afirmou.
Pereira evidenciou que o ideal seria o projeto de lei ter antes tramitado nas comissões da Casa de Leis, como a de Constituição e Justiça, o que possibilitaria uma melhor discussão da questão. “Caso o Governo esclareça melhor a sua intenção, concordaria até na aprovação de um possível veto à emenda realizada”, revelou. “O projeto não tramitou nas comissões pertinentes para uma análise mais minuciosa, por isso, na dúvida, foi feita a emenda na intenção de preservar o direito da tropa”, reforçou o parlamentar.
O Projeto segue agora para sanção ou veto do governador.
Deputado Lúcio Mosquini pede implantação de agência do BASA em Machadinho
"O BASA possui um importante papel no processo de fomento da economia, e precisamos trazer isso para o município de Machadinho e toda região circunvizinha" disse o parlamentar.
A fogueira das vaidades
Ninguém pode fechar os olhos, à evidência, para a grave crise que o Estado vem enfrentando, consequência, em parte, do divorciamento profundo, inconciliável, até, que há entre as legítimas aspirações da sociedade e a conduta de grupos políticos.
Coronel Chrisóstomo propõe Audiência Pública para debater expansão do programa Luz para Todos
De acordo com o deputado, o requerimento, que foi aprovado com ampla adesão dos deputados membros da Comissão, tem o objetivo de debater as ações futuras do Programa, em especial, sua atuação na região norte do país.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook