Deputado Anderson propõe corte de 20% dos salários dos deputados, promotores, juízes, desembargadores, secretários de estado e governador pelo período que durar a pandemia

Valor economizado seria destinado para compra de vacina

Assessoria
Publicada em 18 de março de 2021 às 10:09
Deputado Anderson propõe corte de 20% dos salários dos deputados, promotores, juízes, desembargadores, secretários de estado e governador pelo período que durar a pandemia

Um tema bastante polêmico ganhou força durante a sessão ordinária da Comissão Especial que analisa os decretos do Governo do Estado com relação ao combate à pandemia, ganhou força na tarde desta quarta-feira (17) e deve ser oficializada ainda nesta semana ao governo estadual.

O deputado estadual Anderson Pereira (PROS), indicou ao governo de Rondônia, que seja enviado para a Assembleia Legislativa por parte do Poder Executivo um Projeto de Lei que retira 20% dos vencimentos (salários) de todos os gestores públicos dos órgãos citados, tais como deputados, promotores, juízes, desembargadores, secretários de estado e governador a fim de investimento no combate à pandemia.

De acordo com o deputado, está na hora do governo e de todos os poderes públicos constituídos em Rondônia começarem a cortar na própria carne e dar exemplo, principalmente quando se fala de lockdown, de fechamento do comércio. Também participaram da reunião da comissão, de forma remota, os deputados Jhony Paixão (Republicanos) e Chiquinho da Emater (PSB).

A ideia é que gestores públicos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos estaduais, abram mão de 20% dos seus vencimentos mensais para que se possa investir na contratação de leitos de UTI, aquisição de medicamentos, de vacinas contra a Covid-19 e até custeio da população, através de um tipo de auxílio.

“Em recente discurso o governador Marcos Rocha disse que abriria mão de 50% do seu salário para ajudar na aquisição de medicamentos e das vacinas que o povo precisa, só que para que isso aconteça, precisa da aprovação de um projeto de Lei pela Assembleia Legislativa e estamos dando a oportunidade para que o governador possa cumprir com a sua palavra. Vamos solicitar ao governo do estado que encaminhe ao legislativo um projeto de lei retirando 20% do seu salário e de todos os gestores públicos estaduais, inclusive os deputados, para que esse recurso seja de fato investido no combate à pandemia”, finalizou o deputado Anderson Pereira, indicando à secretaria da Comissão Especial para que providencie o documento.

Comentários

  • 1
    image
    JOSÉ RUELA 19/03/2021

    Quanta demagogia numa proposta tão pequena. A busca pela manutenção no Poder por parte dos autores deste requerimento parece ser uma obsessão. Juiz, Promotor, Servidor Público em geral já estão sem aumento há anos. Na sequência, vem o Governo Federal e edita o ‘pacote das maldades’ trazido na Lei Complementar 173 de 2020, cortando LP, vedação à reposição salarial etc. Não satisfeitos, alguns Deputados Estaduais ainda querem acabar com o pouco que restou! Vamos cortar carros dos Deputados, auxílios paletó, auxílio combustível, motorista, 14º salário, auxílio telefone, verba de gabinete, plano de saúde corporativo para os deputados, vale correio - para quê mandar aquelas correspondências por escrito, aniversário, etc – só poluem o meio ambiente (a propósito, dá uma olhadinha nesta matéria: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2018/12/30/juiza-suspende-indenizacoes-extras-a-deputados-estaduais-aprovadas-pela-ale-ro.ghtml) ... Fazendo algumas das medidas acima sobra dinheiro.

  • 2
    image
    Mariana 18/03/2021

    DEMAGOGIA BARATA!! Cada poder tem sua autonomia mas os deputados já podem dar o exemplo cortando 50% não 20%!! Duvido que vão cortar da própria carne!

  • 3
    image
    Arnaldo Pacheco 18/03/2021

    Já que o Deputado Anderson tem tanta “ vontade” de economizar recursos públicos, porque não propõe um projeto de lei pra acabar com essa farra do IMORAL AUXÍLIO-MORADIA de 5.000,00 mensal que vocês recebem, mesmo tendo casa própria em Porto Velho/RO? Deixe de hipocrisia, Deputado! 

  • 4
    image
    João Costa 18/03/2021

    Isso é muito perigoso, depois eles recorrem dessa Lei, eles mesmos julgam pela inconstitucionalidade e recebem retroativo com correção e juros de 1% ao mês, ficando uma dívida impagável, pelo fato de ocorrer correção e juros sobre parcelas já pagas. Conheço essa história. A maioria desses órgãos, exceto o executivo, tem receita sobrando quando não é época de pandemia, aí vão tirar proveito. Sem comentários.

  • 5
    image
    Negro 18/03/2021

    Parabéns Deputado pela belíssima iniciativa! Agora eu quero vê a resposta dessas pseudas autoridades! Chegou a hora de verdadeiramente ajudarem o povão sofrido do estado de Rondônia.

  • 6
    image
    [email protected] 18/03/2021

    PARABENS DEPUTADO, PELA PRIMEIRA VEZ QUE VEJO UMA COISA SENSATA, QUE UM DEPUTADO FALA, QUERO VÊ SE ELES VÃO ACEITAR .KKKKK

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook