Deputado Anderson propõe fiscalizações em mineradoras e não somente em usinas hidrelétricas
Questão foi levantada pelo parlamentar durante audiência pública
Em audiência pública realizada nesta segunda-feira (6), no auditório da Assembleia Legislativa, o deputado Anderson Pereira (Pros), em seu discurso, levantou a questão de realizar fiscalizações em barragens de mineradoras, que são muito pouco citadas durante discussões sobre possíveis sinistros que coloquem em risco a população.
Conhecedor de causa, pois desde a legislatura passada acompanha fiscalizações em barragens, Anderson destaca que diferente do estado de Minas Gerais, onde ocorreram dois desastres - Mariana e Brumadinho-, Rondônia sempre foca suas ações em usinas hidrelétricas, esquecendo as mineradoras, que estão em plena atuação em diferentes municípios.
O parlamentar ressaltou que participou de uma audiência pública em Nova Brasilândia, onde foram constatadas algumas situações em uma mineradora, que precisam ser melhor acompanhadas e fiscalizadas para que ninguém seja surpreendido.
Na capital rondoniense, após receber uma série de denúncias, Anderson Pereira foi a campo e juntamente com equipe da Usina de Santo Antônio, fiscalizou as barragens, que as denúncias apontavam estarem com rupturas. O fato que causou grande preocupação foi descartado pelos engenheiros, mas deixou um clima de tensão.
Anderson sugere que a comissão parlamentar a ser criada encaminhe pedidos aos órgãos fiscalizadores, Ministério Público, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e outros, de laudos e analises com cópias, para a Casa de Leis acompanhar esses casos.
O deputado fez questão de parabenizar a atitude do propositor da audiência, deputado Adelino Follador (DEM), pois se trata de um assunto bastante delicado e de grande importância a ser debatido. Ao fim, o parlamentar se colocou à disposição de continuar acompanhando essas situações, para que a população não sofra ainda mais como vem sofrendo desde o início das instalações das usinas no Estado.
Presidente Laerte Gomes entrega ambulância que atenderá distrito de Nova Aliança, em Urupá
Veículo foi adquirido pela Sesau através de emenda parlamentar de autoria do presidente
Assembleia Legislativa discute segurança das barragens em Rondônia
Audiência pública debateu o tema e Legislativo deverá criar uma Comissão Permanente para acompanhar a questão
Tempo de contribuição e idade mínima são pontos centrais da reforma da Previdência
Sede da Previdência em Brasília: proposta do governo também prioriza criação de alíquotas progressivas.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook