Deputado Anderson questiona SESAU quanto a medidas para evitar baixa no estoque de sangue

O parlamentar teme que o risco de contaminação do Coronavírus afaste os doadores frequentes da fundação

Assessoria
Publicada em 27 de março de 2020 às 11:06
Deputado Anderson questiona SESAU quanto a medidas para evitar baixa no estoque de sangue

O deputado Estadual Anderson Pereira (PROS), solicitou informações a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), quanto as medidas adotadas pela Fundação de Hematologia Homeopatia de Rondônia (FHEMERON), para que não haja falta de bolsas de sangue, nesse o período delicado que o Estado atravessa com a pandemia do COVID19-Coronavírus.

A preocupação do deputado Anderson Pereira se dá por conta do risco de contaminação devido à propagação do vírus, que já matou milhares de pessoas em todo mundo e nos últimos dias vem assombrando o povo rondoniense com grande quantidade de pessoas suspeitas, dentre elas sete confirmadas.

O parlamentar teme que o risco de contaminação do Coronavírus afaste os doadores frequentes da fundação, o que resultaria em uma possível escassez de bolsas de sangue em todo Estado. Anderson Pereira aponta que diante da pandemia do COVID19, a FHEMERON intensifique meios de garantir a regularidade nas doações, passando segurança aos doadores, afastando riscos de contágio durante as transfusões.

Para que não haja evasão de doadores, o deputado ressalta a importância de orientações e dos seguintes cuidados: distribuição de álcool em gel, máscaras, higienização constante em maçanetas, corrimãos, cadeiras, manter o distanciamento das pessoas e adotar campanhas convidando pessoas saudáveis, que não apresentem sintomas de qualquer doença.

A doação de sangue é um ato voluntário, que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa no máximo 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar até quatro pessoas.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook