Deputado Fernando Máximo aprovou moção de louvor e regozijo a Trump, que anunciou taxação de 50% contra o Brasil
A expectativa é que o tema seja explorado nas eleições de 2026, quando Máximo deverá disputar um cargo majoritário, apresentando-se como defensor do agronegócio

O deputado federal Fernando Máximo (União Brasil-RO), pré-candidato ao Senado ou ao Governo de Rondônia em 2026, está entre os parlamentares que aprovaram, na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, uma moção de louvor e regozijo (intensa sensação de prazer, de alegria) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, horas antes da decisão do bilionário de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos de exportação brasileiros como forma de pressionar o Supremo Tribunal Federal a "aliviar" a situação criminal do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está sendo julgado, entre outros crimes, por tentativa de golpe de estado.
A proposta de homenagear Trump pelo golpe aplicado contra o Brasil, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), contou com apoio da bancada bolsonarista e gerou críticas de especialistas do setor produtivo e exportadores, inclusive da Região Norte. Após a homanagem dos parlamentares brasileiros, Trump anunciou a medida como parte de sua estratégia para tentar impedir a condenação de Bolsonaro.
Publicidade
Rondônia está entre os estados mais prejudicados pela nova tarifa. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os principais produtos de exportação do estado são a carne bovina (fresca, resfriada e congelada), soja, milho, café e madeira. A carne bovina lidera as vendas externas de Rondônia, seguida de perto pela soja — ambos produtos que agora estão sujeitos à taxação extra para entrada no mercado americano.
O impacto da medida pode ser significativo para a economia rondoniense, que tem no agronegócio uma de suas principais fontes de receita. A aprovação da moção de louvor a Trump, em vez de um posicionamento contrário à tarifa, causou perplexidade.
Além de Fernando Máximo, outros parlamentares bolsonaristas também apoiaram a moção. A aprovação do documento gerou repercussão negativa nas redes sociais, especialmente entre produtores rurais, exportadores e economistas.
A expectativa é que o tema seja explorado nas eleições de 2026, quando Máximo deverá disputar um cargo majoritário, apresentando-se como defensor do agronegócio, embora tenha apoiado uma iniciativa que impõe barreiras significativas ao setor.
Assessoria jurídica de Carla Zambelli se compromete a devolver imóvel funcional em dez dias
Deputada está licenciada do mandato
CCJ aprova uso de arbitragem por condomínio para solucionar conflitos entre vizinhos
A proposta deve seguir para votação no Senado
Aumento de pena para roubo de fios de energia e telefonia vai à sanção
Mais de 100 toneladas de fios e equipamentos de transmissão foram roubados em 2024
Comentários
Esse tipo de atitude deixa claro que a prioridade não é o Brasil, nem Rondônia, nem os produtores… é blindar Bolsonaro a qualquer custo, mesmo que isso envolva entregar o país nas mãos de interesses estrangeiros. A moção de louvor a Trump, nesse contexto, não é um gesto diplomático. É um aceno político para alguém que, neste momento, atua diretamente contra os interesses do Brasil, tentando chantagear nossas instituições. A bancada bolsonarista, ao apoiar essa homenagem, mostra que seu compromisso não é com o povo, com a economia ou com a soberania nacional. Eles estão defendendo um projeto de poder autoritário e personalista, em que tudo gira em torno de manter Bolsonaro impune, mesmo que o preço seja sacrificar exportações, empregos, receitas e o respeito internacional do país. É uma inversão perversa de valores: em vez de defender o Brasil de uma ameaça externa, eles se aliam a ela, só porque serve aos seus objetivos políticos. Isso é antipatriótico, antinacional e profundamente irresponsável.
Ainda bem que os comentários desse site não reflete a maioria dos Rondonienses que são de direita. Quem fez cagada são os esquerdistas. O Sr Lula e Cabeça de ovo que não respeitaram nossa constituição.
Rondônia está "muito" bem representada no parlamento federal, se continuar com estes políticos voltará logo a ser território. Aff !!!.
Gente o que esperar de um sujeito que comprou quites covid19 por valores superfaturados e não aprovados pela ANVISA, responde a inquérito na Policia Federa e deixou devolver mais de 100 milhões de reais para construção do novo HEURO simplesmente por incompetência. É traidor da Pátria, deveria ser enquadrado no art, 8º e 9º da Lei 7170/1983.
Vira casaca,da obtroco nas urnas
O IOF, no agro para os Americanos, eita deputado com merda na cabeça.
Deputado, eu tinha admiração pelo sr, pela sua luta durante a pandemia. Agora, essa admiração foi para -100. Do ponto de vista político o sr se lascou de cabo a rabo. Tenho alguns votos. Não mais votarei no senhor e nem pedirei votos. Aqui não vi questões ideológicas ou partidárias. É questão de caráter, honestidade e brasilidade
Fico me perguntando, como um cara que chegou aqui em Rondônia como médico foi eleito deputado federal, pra tirar sarro da nossa cara, pois no seu estado nem pra vereador ganha eleição, mas o povo desse estado merece um deputado assim, que em pouco tempo de estado foi eleito pra fuca rindo e curtindo da cara dos Rondonienses, como não votei nem voto nesse idiota, quero é que se explodam abraçados
Esse deputado é uma vergonha para Rondônia, gostaria muito de ver como a FIERO e a APROSOJA se pronunciam diante deste tipo de ação de um parlamentar que atentar contra a economia brasileira e contra a soberania nacional.
É deputado, sua situação ficou complicada. Qualquer brasileiro de bem não pode apoiar esse laranjão, contra seu próprio país. Não pode ser vale tudo na briga política. Vamos expulsar esses direitistas extremos do poder. Centro e direita moderada podem permanecer, mas essa direita perniciosa, que não tá aí pra ninguém, a não ser pros seus próprios interesses, essa tem que ser expulsa. E aliás, pobre de direita é o maior dos absurdos, espero que esse monte de pobre que fica comendo migalhas dos ricos e elegendo eles para o congresso nacional, caiam na real, votem no pipoqueiro do bairro, mas não votem no fazendeiro, porque esse só quer se dar bem e te lascar a vida.
Os Vira latas lambe botas de imperialistas Americanos
Espero muito que os ELEITORES de Rondônia, que nas próximas eleições não deixe cair no esquecimento o que esse sujeitinho fez. Uma verdadeira falta de patriotismo e amor ao no Brasil. O Trump é um DITADOR sem alma, sem amor ao ser humano. Esse puxa saco do deputado Máximo, torcendo pela desgraça do povo brasileiro. Porque ele não vai morar e pedir votos no Estados Unidos. Patife e inimigo do Brasil e de Rondônia! NÃO PARA ELE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!!!!!
QUANDO EU FUI SECUNDARISTA NO FINAL DA DÉCADA DE 70 EM GOIÂNIA NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS GOSTAVAMOS DE USAR UMA CAMISETA COM A FRASE “QUEM TE AMA NÃO TE U.S.A” em referência critica ao imperialismo americano.
Deveria usar uma fralda na cabeça.
Esse dep. tinha tudo pra ganhar agora vai tomar naquele lugar, canalha, inimigo do povo.
A verdade,é que, perdeu meu voto,vamos defender o Brasil, ainda bem que ele ajudou na construção do HEURO, estamos muito bem de doença,ops,quis dizer de saúde 😷😷😷😷😷😷😷
Sem entrar no mérito da questão. Porém quem deu causa a esse embargado pelos EUA foi o desajustado atual Presidente que age de forma inadequada e fala asneiras sem medir as consequências ao País. Como por exemplo vai a Argentina visita e pede a libertação de uma corrupta condenada pela Suprema Corte daquele País, chama o Presidente de Israel de genocida em defesa do HAMAS e depois manda o Presidente da maior nação mundial tomar conta da Casa dele e não falar mal do Brasil !!. É MALUCO, NÃO MEDE AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS ATITUDES EM DAR PITACO EM PAÍSES DEMOCRÁTICOS E NEM EM OFENDER A SUPREMA CORTE DE UM PAIS VIZINHO. E AGORA QUER JOGAR A CULPA NOS OUTROS.
Isso é uma vergonha para o nosso estado.
Que ideologia é essa, porque não se muda para estados Unidos, cambada de puxa saco do bolo.
O Deputado Fernando Máximo, aquele que quando Secretário Estadual de Saúde, saiu distribuindo o tal do kit COVID pelo estado todo, não votou apenas pela aprovação de Moção ao Trump que, sob alegações não econômicas e somente políticas, taxou o brasil em 50% acima das taxas já praticadas, ele votou também favorável a “Flexibilização das regras ambientais”; favorável a um marco temporal tirando direitos das populações indígenas; defende Emendas PIX sem transparência nenhuma; é contra o Programa pé de meia que busca motivar a permanência de estudantes na escola; votou apelo aumento do preço da energia elétrica em benefício das empresas geradoras térmicas do setor que já tiveram o capital investido remunerado; defende Pautas discriminatórias, racistas, excludentes de minorias; é contra taxação das grandes fortunas; é contra a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5.000,00; defende maior isenção para o setor do Agro que já possui 158 bilhões de isenção por ano; defende a retirara de recursos de setores como saúde, educação e programas sociais e suas relocações na emendas PIX sem transparência; defende o aumento de seus privilégios, como no caso de acumulação de vencimentos com aposentadoria; votou favorável ao aumento do número de deputados federais; votou pela derrubada inconstitucional do decreto presidencial que cobrava IOF dos ricos.... Esse é o “representante do povo” que Rondônia elegeu. Agora o Agro de RO, que tem não só ele com a bancada como “aliados”, vai depender de um governo que não apoiou, que fez campanha contra, que segundo notícias e inquéritos financiou os acampamentos que levaram a tentativa de golpe, para resolver sua situação de mercado.
Cara, eu não entendo esses politicos de RO, será que eles sabem o que acontece depois que eles fazem as merdas que os bandidos grandes do congresso mandam, pq eu acho que não é cada coisa que só podemos dizer que têm merda seca na cabeça. O cara é bom, inteligente mas se tratando desse ideologia de bosta, deixa a desejar pra CRLH.
Esse político tinha tudo pra ser um político promissor em Rondônia. Mais infelizmente não sabe o que que quer da vida.
Esse já era, não votei e jamais vai tem um voto meu, parlamentar que não defende a soberania brasileira.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook