DER avança na construção da ponte sobre o rio Canário na RO-391, em Chupinguaia
São ações do Governo de Rondônia que desde 2019 já investiu mais de 50 milhões de reais em pontes definitivas
Obras da ponte sobre o rio Canário estão em ritmo acelerado
A antiga ponte sobre o rio Canário, na rodovia 391, no quilômetro 16, entre a BR-364 e o município de Chupinguaia, está sendo substituída por uma nova ponte de concreto e aço medindo 36 metros de comprimento e 8,50 metros e largura. Conforme informações do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER) a ponte já recebeu toda a montagem da armadura, para receber a concretagem.
O engenheiro civil Hideraldo Ferro, explica que a estrutura apresentou problemas de avaria integral do pilar central, implicando risco potencial de desabamento e acidente. “A ponte antiga trazia sérios riscos de acidente. Um grupo de pilares da antiga ponte estava recalcando há um bom tempo. As manutenções que estavam sendo feitas eram apenas paliativas. O Governo de Rondônia orientou que monitorássemos as pontes com avarias e realizássemos o projeto de substituição das pontes. Por isso escolhemos essa nova tecnologia de pontes mistas, principalmente pela velocidade de execução, resolvendo o problema e resguardando vidas”, explicou.
Segundo o diretor-geral do DER, Elias Rezende, a ponte já recebeu toda a montagem da armadura, para receber a concretagem. “Logo a população ganhará uma ponte segura para a travessia sobre o rio Canário. A velocidade da construção dessas pontes, se dá pelo fato delas não terem apoio central, são de vãos livres. Após a instalação da estrutura de aço, vem a concretagem, aguardamos o tempo de cura do concreto para liberarmos o trânsito de veículos na ponte nova. São ações do Governo de Rondônia que desde 2019 já investiu mais de R$ 50 milhões em pontes definitivas. A rodovia 391 possui um intenso tráfego de veículos pesados que a utilizam diariamente para o escoamento da produção do agronegócio”, comentou.
Rezende, lembra que o Governo de Rondônia trabalha com planejamento desde 2019 e o DER segue à risca essa programação anual que contemplará em 2022 a substituição de diversas pontes de madeira por soluções definitivas, “pontes mistas em concreto e aço. “Esse é um projeto inovador que garante menor custo, redução do tempo de entrega, tecnologia de ponta e mínimo impacto”, finaliza o diretor do DER.
Drive-thru de testes rápidos para diagnóstico da covid-19 em Buritis coletou amostras de 149 pessoas
Testagens rápidas coordenadas pela Sesau têm ocorrido em vários municípios do Estado para identificar possíveis pessoas que estejam infectadas pelo coronavírus
Testagem em massa para covid-19 em Cerejeiras atende 338 pessoas ; 62 exames deram positivos
Ação faz parte do pacote de medidas adotadas pelo Governo do Estado para combate e prevenção da covid-19
Serviços de assistência social por meio do CadÚnico possuem regras específicas
Cadastro é principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook