Desarq – Ferramenta que facilita desarquivamento de processos é apresentada a advogados de RO
A ferramenta facilita a consulta e desarquivamento de processos físicos no Arquivo-Geral da comarca de Porto Velho.
Reunião aconteceu na Corregedoria
A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) apresentou o sistema “Desarq” para a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB/RO) e Procuradoria-Geral do Estado, na manhã desta quarta-feira (29), na sede do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). A ferramenta facilita a consulta e desarquivamento de processos físicos no Arquivo-Geral da comarca de Porto Velho.
A facilidade está disponível na aba “Serviços Judiciais” do site institucional do TJRO. O próprio “Desarq” emite boleto com a taxa para desarquivar o processo pretendido. Assim, é só anexar o comprovante de pagamento ao sistema e aguardar a notificação de recebimento por e-mail.
O arquivo digital do processo pode ser baixado por download do próprio sistema, pois, mediante pedido, o documento será digitalizado e disponibilizado ao solicitante. O sistema também permite a solicitação para acesso ao processo físico, caso o advogado precise retirar na vara de origem.
Juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral Adolfo Naujorks
O juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral, Adolfo Naujorks, disse que o “Desarq” vai facilitar a vida dos advogados porque eles não precisarão se dirigir ao Arquivo-Geral para consultar um processo. “Com o Desarq, os advogados poderão desarquivar processos de casa ou no escritório”, disse.
Com o sistema, o advogado será informado, por e-mail, de todo o processo de desarquivamento até a disponibilização dos dados.
Presidente da OAB/RO Elton Assis
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, disse que a Ordem dará a maior publicidade ao sistema para todos os advogados rondonienses. “O sistema pode melhorar demais o desempenho dos nossos advogados, pois o acesso rápido e simplificado aos processos é fundamental”, disse.
Estudos
O TJRO e a Corregedoria iniciaram estudos para melhorar o acesso ao Arquivo-Geral da comarca de Porto Velho, em 2016. A ferramenta foi lançada em dezembro de 2018.
Até que a solução tecnológica fosse lançada, a parte interessada em desarquivar um processo físico tinha que peticionar e juntar comprovante de pagamento diretamente na vara e aguardar a localização e disponibilização do documento.
Escola Municipal de Música Jorge Andrade está em novo endereço
Antigo prédio da escola passará por reforma geral
Prefeitura está em absoluto equilíbrio, diz secretário sobre metas fiscais
Demonstração e avaliação das metas fiscais, relativas ao 1º quadrimestre de 2019, foram apresentadas nesta quinta-feira
Campus Porto Velho Calama seleciona professor substituto na área de Música
A contratação será por tempo determinado para atender a necessidade temporária da unidade.
Comentários
Seria muito bom, se funcionasse. Os arquivos não são disponibilizados para download.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook