Desburocratização e tecnologia contribuem para o avanço da construção civil em Porto Velho
Gestão municipal também prioriza a segurança jurídica das ações administrativas
Município investe em licenciamento de obras e tecnologia para avançar no setor
Buscando manter a eficiência e agilidade nas respostas, a Prefeitura de Porto Velho investe na desburocratização do licenciamento de obras e tecnologia. O investimento possibilita o avanço no setor da construção civil em Porto Velho.
Como resultado disso, dados da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur) indicam que de janeiro a julho de 2022, foram expedidas 380 licenças de construções. Desse total, 249 habite-se também já foram expedidas. Para o secretário adjunto da Semur, Gustavo Nobre, a atual gestão prioriza a desburocratização aliada à segurança jurídica dos atos administrativos.
“Isso significa que 249 obras foram efetivamente finalizadas. Para isso, é necessário estarmos atentos às demandas da população e do pequeno, médio construtor e a indústria da construção civil. Os números demonstram que o município de Porto Velho está fazendo o dever de casa”, afirma.
Isso se reflete na evolução do setor entre 2017 a 2022. Somente este ano mais de mil processos de licenciamento de obras já foram protocolados junto à Semur. “Ainda existem os processos que não foram finalizados e que, em breve, vão aumentar esses números”, comentou o secretário da Semur.
Gustavo Nobre, secretário adjunto da Semur
NOVAS LEIS
Para adequar o município à nova realidade de 2022, a Prefeitura investe em novas minutas legislativas que estão sendo elaboradas. Além disso, a gestão está atenta ao que acontece de novidade pelo Brasil afora, com técnicos da Semur acompanhando de perto as mudanças em outros municípios da federação. O feedback é a evolução do cronograma e a efetiva desburocratização de todo o processo de licenciamento de obras no município de Porto Velho.
TECNOLOGIA
Novas ferramentas tecnológicas também estão ajudando na eficiência e agilidade dos trabalhos. Uma delas é o e-TCDF, desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal e adotada pela Prefeitura por meio de termo de cooperação técnica, em fevereiro de 2021.
A Semur foi a primeira secretaria de Porto Velho a aderir a plataforma que reduz tempo e custos nos procedimentos. Essa tecnologia permite que toda documentação para abertura de um processo seja enviada de qualquer lugar. Como resultado, somente no primeiro semestre de 2022, mais de 4 mil processos tramitaram pela pasta utilizando o e-TCDF.
Para fazer a emissão de documentos e formalizar o processo, acesse a página de licenciamento de obras aqui.
Isto não é Educação a Distância!
A EaD necessita de uma docência ativa, embora diferente daquela utilizada no ensino presencial, e de um sistema de avaliação que garanta que o aluno adquiriu, em cada disciplina, conhecimento equivalente ao que teria no ensino presencial
TJRO transfere feriado para a próxima sexta-feira, 12 de agosto
Unidades do Judiciário funcionarão em regime de plantão
MPF seleciona voluntários para atuarem em unidades do órgão em Rondônia
Direito, Administração, Biblioteconomia, Comunicação Social, Engenharia, Psicologia e Tecnologia da Informação são as áreas do seletivo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook