Desempenho de reeducandos no mercado de trabalho melhora com acolhimento feito pela Secretaria de Justiça em Rondônia
De acordo com Túlio Rogério, gerente da Geres, o trabalho é feito através de visitas periódicas e levantamentos socioeconômicos
O trabalho de acolhimento feito com reeducandos é destaque do novo governo
A reinserção de apenados no mercado de trabalho já era uma realidade, mas conseguir fazer o acolhimento dos reeducandos, saber a qualidade do trabalho desenvolvido e ter o retorno positivo de quem os emprega, era um sonho que agora se tornou realidade. Tudo foi possível graças ao trabalho de acolhimento realizado pela gerencia de reinserção social (Geres) pertencente à Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
De acordo com Túlio Rogério, gerente da Geres, o trabalho é feito através de visitas periódicas e levantamentos socioeconômicos. Um técnico da Sejus e uma assistente social visitam os postos de trabalho onde há mão de obra apenada e realizam entrevistas com os apenados e o empregador. As perguntas abordam a situação social, escolar, e trabalhista do reeducando, além da visão do empregador sobre a qualidade do trabalho que está sendo executado.
Segundo Túlio, o resultado foi a aproximação da Sejus com os órgãos acolhedores e reeducandos, aumento de postos de trabalho, entre outros destaques.
“Antes de ser governador, o coronel Marcos Rocha tinha essa preocupação, em acolher e mostrar os resultados da mão de obra reeducanda. Desde que iniciamos o trabalho na capital, conseguimos alcançar mais de 167 reeducandos que estão no mercado de trabalho. Nossa expectativa, agora, é expandir o trabalho para todo o estado”, destacou o gerente.
Taiana Letícia é resultado do bom acolhimento por parte do governo do Estado. Atualmente ela trabalha na Sejus, na área administrativa. A jovem de 25 anos diz que, desde quando começou a trabalhar no local, foi bem recebida por todos. “Eu só tenho a agradecer por todo o acolhimento que recebi. Em nenhum momento fui tratada com indiferença. Sou tratada como funcionária e me orgulho por estar aprendendo algo novo para minha vida”, declarou a reeducanda do Núcleo de Trabalho Remunerado de Reeducandos (Nutrer).
Atualmente são disponibilizadas vagas em mais de 15 áreas de atuação. Vagas para eletricistas, serviços gerais, na área administrativa, mecânica, artesanato, jardinagem, entre outros.
Sejus realiza audiência pública para implantação de Central Integrada
CIAP tem por objetivo fortalecer vias alternativas de responsabilização penal e reduzir a população carcerária na Comarca de Porto Velho
Empregados dos Correios suspendem greve para dar prosseguimento a negociações no TST
As negociações mediadas pelo TST visando à superação de pontos controversos prosseguirão até 31/8
Inscrição para contratar 160 jovens inicia no próximo dia 5
Remuneração mensal é de R$ 1 mil
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook