Destaque das Ações do governo de RO de 9 a 13 de setembro
Confira as ações do governo de Rondônia, que foram destaques nesta semana
A Operação Temporã entrou em sua segunda fase, com atuação na Estação Ecológica Soldado da Borracha
O governo de Rondônia continua atuando intensamente no combate aos incêndios florestais em todo estado, através da “Operação Temporã”, que entrou na segunda-feira (9), em sua segunda fase. Além do controle e combate às queimadas, o governo está trabalhando no enfrentamento à crise hídrica, com a distribuição de água potável para comunidades do Baixo Madeira e fez recomendações à saúde dos rondonienses neste período de estiagem intensa. Confira esses e outros destaques das ações realizadas pelo governo de Rondônia nesta segunda semana de setembro.
- OPERAÇÃO TEMPORÃ II
Atuação é essencial para garantir a segurança das comunidades locais
Com o objetivo de enfrentar incêndios criminosos de grandes proporções na Estação Ecológica Soldado da Borracha, o governo de Rondônia continua atuando no combate ao fogo, na “Operação Temporã II”, que iniciou na segunda-feira (9). Esta fase é parte de um esforço mais amplo, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), em parceria com diversos órgãos, e visa dar continuidade ao trabalho já realizado pela “Operação Temporã”.
- ÁGUA POTÁVEL
O governo de Rondônia iniciou na segunda-feira (9), por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e Defesa Civil, a distribuição de água potável para 208 famílias residentes em localidades com maior escassez de água, no entorno do Rio Madeira, região de Porto Velho. A primeira comunidade beneficiada foi a Brasileiro. Na terça (10) e quarta-feira (11), foram atendidos moradores de Bom Será e Cujubim Grande, respectivamente.
- AMBIENTE E SAÚDE
Foram propostas soluções para garantir a segurança dos estudantes e o cumprimento da carga horária escolar
Com o objetivo de resguardar a integridade física dos estudantes e servidores da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia, o governo do estado suspendeu, temporariamente, conforme orienta o Decreto nº 29.434, todas as atividades escolares ao ar livre, como a prática de educação física, passeios e projetos que envolvam participação em ambientes externos, bem como estabeleceu a diminuição da carga horária das escolas estaduais do Baixo Madeira.
- NOTA TÉCNICA
Diante dos efeitos da poluição atmosférica, causados pelas queimadas, que representam um alerta à saúde pública devido ao acréscimo de doenças respiratórias e outros agravos, o governo de Rondônia está implementando estratégias, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para orientar a população e os profissionais de saúde sobre os cuidados necessários nesta época do ano. A Nota Técnica nº 42/2024, elaborada pela Assessoria Técnica (Astec) da Sesau, apresenta dados sobre internações entre os anos de 2022 e 2024.
- PARQUE ESTADUAL GUAJARÁ-MIRIM
A expressão popular que diz: “onde há fumaça há fogo”, é seguida à risca pelas equipes que vêm executando as ações feitas no Parque Estadual Guajará-Mirim, dando prosseguimento aos trabalhos desenvolvidos pelo governo de Rondônia no combate às queimadas, e para preservar o meio ambiente. O trabalho faz parte da primeira fase da “Operação Temporã”, que visa cessar as chamas, e tem sido a missão diária na região, com atuação para busca de pontos de reignição, ou seja, fagulhas que podem provocar o reinício de incêndio em locais já combatidos.
- REDUÇÃO DE DESMATAMENTO
Monitoramento em imagens de satélite indicam desmatamento zero, no período de janeiro a maio de 2024
O governo de Rondônia realizou há pouco mais de um ano, a Operação Mapinguari, com a inédita retirada de invasores do Parque Estadual Guajará-Mirim. O feito deu início a um período de fiscalizações que resultou em desmatamento zero, no período de janeiro a maio de 2024, conforme monitoramento em imagens de satélite e plataformas de navegação oficiais do país. O cenário mudou com a estiagem prolongada e o aumento de focos de incêndios neste período, e o governo vem respondendo prontamente à situação, com duas operações ativas.
- ORIENTAÇÕES DE SAÚDE
Em resposta ao cenário de queimadas e os impactos na situação respiratória da população, o governo de Rondônia publicou o Decreto nº 29.434, com recomendações para ajudar os rondonienses a enfrentarem este período de estiagem severa, entre as medidas está a orientação de manter portas e janelas fechadas em períodos de alta concentração de fumaça. A iniciativa ajuda a evitar a exposição à fumaça, e assim contribui à proteção da saúde, uma vez que a inalação de poluentes pode trazer complicações respiratórias, especialmente, em grupos vulneráveis, como idosos e crianças.
- PROTEÇÃO AMBIENTAL
Com o objetivo de fortalecer a preservação ambiental em Rondônia, desde 2022, o governo de Rondônia publicou no Diário Oficial do Estado (Diof) a Instrução Normativa nº 69/2022/GAB/CRE, que regulamenta a não concessão de inscrição estadual, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), para o exercício de atividades agropecuárias em áreas de preservação ambiental. A medida foi efetivada à proteção desses territórios.
- AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO
Ações envolvem palestras em escolas, pits tops educativos e panfletagem
Em meio a um período crítico de estiagem, quando o risco de queimadas e incêndios florestais aumenta consideravelmente, as ações de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente tornam-se, ainda mais urgentes, e necessárias. Com o intuito de fortalecer o combate aos ilícitos ambientais, o governo de Rondônia realizou, no município de Candeias do Jamari e nos distritos de Nova Samuel e Triunfo, atividades voltadas ao combate às queimadas rurais e urbanas, na quarta (11) e quinta-feira (12).
- CUIDADOS COM A SAÚDE
Diante do período de estiagem, o governo de Rondônia reforça as recomendações para que a população adote medidas preventivas. O Boletim Informativo VIGIAR nº 4, da Agência Estadual de Vigilância em Saúde em Rondônia (Agevisa/RO), reforça a necessidade de vigilância e cuidados redobrados, especialmente para grupos mais vulneráveis.
Saiba como arrecadar galões de água mineral para ribeirinhos
Ação solidária conta com doações para ajudar a população atingida pela crise hídrica
Ação de regularização fundiária realizou 160 atendimentos a produtores de Extrema e região
A ação de regularização fundiária está atendendo produtores de Extrema e região, até esta sexta-feira (13), na Escola Municipal de Ensino Fundamental 13 de Maio
Castramóvel coletará exames para castração gratuita de cães e gatos na capital
Os exames pré-operatórios serão coletados neste sábado (14), na escola João Bento da Costa, das 8h às 18h
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook