Detran Rondônia trabalha educação de trânsito com crianças de escola pública da zona sul

Estudantes juntamente com os profissionais do Detran e agentes e trânsito da Semtran atuaram no trânsito orientando sobre prevenção de acidentes de trânsito

Eleni Caetano Fotos: Alvino Neto
Publicada em 06 de novembro de 2019 às 16:31
Detran Rondônia trabalha educação de trânsito com crianças de escola pública da zona sul

Alunos da escola Municipal, Manoel Aparício Nunes Almeida participaram da Blitz educativo juntamente com agentes do Detran, Semtran e Polícia Militar

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Manoel Aparício Nunes Almeida, que fica localizada na Rua João Elias de Souza no bairro Cidade Nova, zona sul de Porto Velho, participaram efetivamente da blitz educativa “Mini Multa” na manhã desta quarta-feira (6). Os estudantes juntamente com os profissionais do Detran e agentes de trânsito da secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) e Polícia Militar atuaram no trânsito orientando sobre prevenção de acidentes.

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), não tem medido esforços nas ações repressivas e educativas na tentativa de reduzir os altos índices de acidentes e mortes no trânsito no Estado. O trabalho de educação é realizado pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) e também pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Tdfat) que além de trabalhar de forma repressiva também passou a fazer ações educativas visando atingir um maior número de condutores.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga ressaltou a importância de se trabalhar com crianças e adolescentes as questões relacionadas ao trânsito. “Os alunos do ensino infantil, fundamental e médio serão os condutores do futuro, por isso a importância de educá-los e conscientizá-los sobre a importância de se respeitar a legislação de trânsito preservando sempre a vida”, afirmou o coronel Gonzaga.

Coronel Neil Gonzaga destacou a importância educar as crianças sobre legislação de trânsito, esse trabalho irá refletir no futuro

Esse trabalho irá refletir no futuro, onde teremos condutores conscientes de seu papel no trânsito, infelizmente os adultos de hoje que não respeitam a legislação de trânsito terão que conscientizar-se da necessidade de mudar de comportamento no trânsito, pois a pessoa quando é educada, isso reflete em todos os sentidos da vida, seja no trânsito, no trabalho, no ceio familiar e assim por diante”, disse o diretor geral do Detran.

PREMIAÇÃO

O Detran Rondônia foi premiado no IV Encontro dos Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) que ocorreu em Brasília no dia 21 de agosto desse ano, ficando entre os seis melhores Detrans do país em ações de “Boas Práticas” com projeto “Mini Multa”, na ocasião o projeto “Embriaguez ao Volante” também foi premiado, colocando Rondônia em pé de igualdade com estados como Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O “Mini Multa” é desenvolvido nas escolas com alunos do ensino infantil e fundamental em todo o Estado

A diretora da Dtet, Cleuza Corrêa, disse que trabalhar ações educativas é fundamental para as pessoas em formação, por isso que o Detran tem desenvolvido trabalho educativo nas escolas em todo o estado. A ação de conscientização têm o objetivo de desenvolver nas instituições de ensino um trabalho de prevenção de acidentes de trânsito.  Os alunos receberam blocos de “Mini Multa”, carteirinhas e cartilhas educativas.

O “Mini Multa” foi idealizado para trabalhar com os alunos do ensino infantil e fundamental. Os alunos têm quatro aulas de legislação e segurança no trânsito e ao final recebem uma carteirinha de “agente-mirim” e um bloco de “Mini Multa”, onde de maneira educativa podem autuar os pais, os familiares e pessoas de seu convívio quando estes cometerem infração de trânsito.

A diretora da escola, Maria de Fátima Oliveira de Souza, disse que o trabalho realizado por profissionais do Detran junto às escolas é fundamental, pois vai preparar as crianças para serem adultos conscientes, “sem falar que já começam a mudar o comportamento de seus familiares que ao cometerem infrações no trânsito, eles incorporam realmente o agente mirim que existe neles e corrigem o pai a mãe enfim seja quem for o adulto que cometeu a infração de trânsito”, afirmou à educadora.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook