Dia D de Vacinação antirrábica para cães e gatos acontece em 100 pontos de Porto Velho
A imunização contra a raiva animal é gratuita e será realizada no dia 28 de setembro
Cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados contra a raiva
O Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos em toda a cidade de Porto Velho acontece no dia 28 de setembro. A ação, que acontece das 8h às 17h, conta com 100 pontos de vacinação distribuídos em todas as regiões de Porto Velho, garantindo ampla cobertura e acessibilidade à população.
A campanha é organizada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Conforme o gerente da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), Edson Neves, todos os cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados contra a raiva, doença que é fatal tanto para os animais quanto para os humanos.
“A vacinação é gratuita e considerada uma medida essencial de saúde pública, ajudando a proteger os pets, seus donos e a comunidade em geral contra essa zoonose”, alerta o gerente. “Vacinar os animais contra a raiva é um ato de cuidado e responsabilidade. Essa é uma doença grave, e a vacinação é a única maneira de preveni-la. Queremos garantir que o maior número possível de animais seja imunizado, e por isso, estamos disponibilizando 100 pontos de vacinação para atender toda a cidade”, explica Eliana Pasini, secretária da Semusa.
Os pontos de vacinação do Dia D Antirrábica 2024 podem ser conferidos neste link.
Vacinação regular de cães e gatos é altamente eficaz na prevenção
Importância da Vacinação Antirrábica
A raiva é uma doença viral que acomete o sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo seres humanos, e é transmitida principalmente pela saliva de animais infectados. O vírus da raiva é fatal em quase 100% dos casos, mas a vacinação regular de cães e gatos é altamente eficaz na prevenção. A imunização em massa dos pets ajuda a interromper o ciclo de transmissão da doença, contribuindo para uma cidade mais segura para todos.
Situação de Emergência
Apesar do Governo do Estado ter recomendado a suspensão de eventos externos em ponderação à saúde da população frente às queimadas, a Semusa manteve a vacinação antirrábica por entender que a ação é de extrema importância para a saúde pública, uma vez que visa prevenir a propagação da raiva entre os animais e, consequentemente, proteger a população humana.
“Estamos cientes das orientações do Estado e comprometidos com a saúde da população. Assim, estamos avaliando as medidas necessárias para que a campanha de vacinação seja conduzida de maneira segura, considerando as condições ambientais e a saúde dos envolvidos”, explica Geisa Brasil, diretora do DVS.
Serviço: Dia D de Vacinação Antirrábica Gratuita
Data: 28 de setembro
Horário: Das 8h às 17h
Locais:100 pontos de vacinação. Confira todos os neste link
Quem deve vacinar: Cães e gatos a partir de três meses de idade
Quem vai enterrar o Madeira?
Parece que, embora já agonizante e totalmente sem vida, o rio Madeira, ou mesmo o seu espírito, ri da nossa desgraça
Equipes buscam alternativas de acesso aos locais de combate a focos de calor no Parque Guajará-Mirim
Ações da Operação Temporã, dividida em duas fases (I e II) têm empregado todos os esforços no interior ou entorno das unidades de conservação
Combate a incêndio é contínuo no Parque Guajará-Mirim e na região Soldado da Borracha, mesmo com dificuldade de acesso
As técnicas e táticas são colocadas à prova nas ações que estão sendo desenvolvidas contra os incêndios, pelo governo de Rondônia e instituições parceiras
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook