Dia do Ouvidor celebra a importância do canal entre o cidadão e a administração pública

Manifestação junto à Ouvidoria pode ser feita virtualmente

Renata Beccária Foto: Leandro Morais
Publicada em 16 de março de 2022 às 12:32

Criada em janeiro de 2017, a Ouvidoria Municipal permite o diálogo entre o cidadão, usuário dos serviços públicos, e a Prefeitura. Comemora-se nesta quarta-feira, 16 de março, o Dia Nacional do Ouvidor. É através deste canal que a administração busca entender o contribuinte, com foco na melhoria do atendimento à população.

O papel do ouvidor é fundamental neste processo. A Ouvidoria de Porto Velho registra cerca de dez atendimentos por dia, número que, segundo Luciane Szymczak, ouvidora-Geral do município, demonstra uma participação cada vez mais efetiva da população na busca por melhorias.

Luciane Szymczak, ouvidora-Geral do MunicípioLuciane Szymczak, ouvidora-Geral do Município

“A Ouvidoria é o melhor canal para entender o que o usuário do serviço público demanda e espera. A busca por melhoria no atendimento à população deve ser constante. O usuário do serviço público está cada vez mais atento aos seus direitos e vem apreendendo a participar do processo democrático do país. É neste momento que a Ouvidoria tem um importante papel, pois é um dos mecanismos que mais auxiliam nesta mudança, uma ferramenta que serve como canal de participação do cidadão em relação às organizações”, explica.

Assim que são recebidas, as manifestações são encaminhadas para as pastas responsáveis pela demanda por meio de ofício e tem prazo de resposta ao cidadão de até 30 dias.

Para apresentar alguma manifestação, seja denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão, o usuário pode utilizar o sistema Fala BR.

Já as reclamações e denúncias anônimas podem ser efetuadas aqui.

Também está disponível o número de whatsApp: (69) 98473-1105.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook