Dia do Policial Penal será comemorado em 4 de dezembro
A norma se originou do Projeto de Lei (PL) 3.885/2023, da Câmara dos Deputados
Data faz alusão à emenda constitucional que transformou o cargo de agente penitenciário em polícia penal
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta segunda-feira (1º) a lei que cria o Dia Nacional do Policial Penal, a ser celebrado em 4 de dezembro. A Lei 14.908, publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União (DOU), inclui a data no calendário oficial nacional de eventos comemorativos.
A norma se originou do Projeto de Lei (PL) 3.885/2023, da Câmara dos Deputados. No Senado, o texto foi aprovado na Comissão de Segurança Pública (CSP) em caráter terminativo, na forma do relatório da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). No documento, a relatora defende que a data comemorativa é “uma justa homenagem” à categoria. Os policiais penais são frequentemente expostos a dificuldades como violência e superlotação dos presídios, fatores que podem levar a transtornos mentais como ansiedade e depressão, segundo Dorinha.
Origem
A data escolhida para a comemoração remete ao dia da promulgação da Emenda Constitucional 104, de 2019, que transformou o cargo de agente penitenciário em polícia penal. O dia passou a ser comemorado anualmente por associações de policiais penais e também é lei no estado de Goiás (Lei estadual 22.163, de 2023).
A verdade sobre a contratação bilionária da Prefeitura e outras notas políticas
Portanto, não é verdade que a liminar requerida pelo MP e PGE tenha sido negada. Tal informação é fake
Luizinho Goebel denuncia abandono e cobra pavimentação da RO-133, em Espigão D´Oeste
Rodovia liga o município à usina de calcário está em péssimo estado de conservação
Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal
No caso, os economistas do mercado, pois são realistas, sabem que dificilmente as promessas do governo Lula sobre o arcabouço serão mantidas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook