O intuito da data é sensibilizar a área da saúde, a população em geral e os governantes, sobre a existência e os cuidados necessários com essas doenças.
Doença rara é aquela que afeta até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos, estima-se que existam entre 6 mil a 8 mil tipos diferentes em todo o mundo.
De acordo com o Ministério da Saúde, elas possuem diversidade de sinais e sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa e simular doenças comuns, o que dificulta o diagnóstico. Desta forma, o sofrimento clínico e psicossocial dos pacientes é elevado, assim como os de suas famílias.
Estima-se que, só no Brasil, cerca de 13 milhões de indivíduos sofrem com doenças raras: 80% dos casos têm vínculos genéticos - apesar de haver outros fatores que podem contribuir para o seu aparecimento. Contudo ainda não se sabem todas as causas e origens deste tipo de patologia - que também pode surgir a partir de infecções bacterianas ou virais, e até infecções alérgicas e ambientais.
As doenças raras não têm cura e são crônicas, incapacitantes e progressivas, podendo levar à morte. No entanto, o tratamento adequado é capaz de reduzir os sintomas, complicações, agravamentos e evolução da doença.
|
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook