Diagnóstico da Primeira Infância é apresentado por comitê estadual
Encontro teve como pauta apresentação do diagnóstico situacional da Primeira Infância em Rondônia, considerado um marco para nortear a formulação e implementação de políticas voltadas às crianças de zero a 6 anos
Encontro teve como pauta a apresentação do diagnóstico situacional da Primeira Infância em Rondônia
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), segue consolidando avanços na política pública voltada à primeira infância. No dia 1º de outubro, foi realizada, em Porto Velho, a 6ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância (CEIPI).
O encontro teve como pauta a apresentação do diagnóstico situacional da Primeira Infância em Rondônia, considerado um marco estratégico para nortear a formulação e implementação de políticas voltadas às crianças de zero a 6 anos, gestantes e comunidades em maior situação de vulnerabilidade, como ribeirinhas, indígenas e quilombolas.
O CEIPI é composto por órgãos do Executivo, Judiciário, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) e entidades da sociedade civil, consolidando uma rede de proteção e promoção de direitos.
Rondônia segue avançando na construção do Plano Estadual da Primeira Infância
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a reunião do comitê reforçou ainda mais o compromisso do estado em concretizar a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância (PEPI). “Investir na primeira infância é investir no futuro de Rondônia. Estamos unindo esforços entre diversas secretarias e instituições para garantir que nossas crianças tenham acesso a direitos, cuidados e oportunidades desde os primeiros anos de vida”, afirmou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou que o PEPI está sendo construído de forma participativa e com base em evidências. “O diagnóstico situacional que apresentado é fruto de um trabalho coletivo. Ele nos permitirá compreender as realidades da infância em cada região do estado e, a partir disso, estruturar políticas públicas mais efetivas, inclusivas e integradas”, ressaltou.
Com a apresentação do diagnóstico, Rondônia dá um passo importante para consolidar o Plano Estadual da Primeira Infância. O documento servirá como base para a definição de ações estratégicas e integradas, fortalecendo a rede de proteção e garantindo que as crianças rondonienses tenham um desenvolvimento mais saudável, seguro e pleno desde os primeiros anos de vida.
Porto Velho faz 111 anos com olhar para o futuro
Praças foram revitalizadas, bairros asfaltados, escolas e hospitais reformados; a segurança e assistência social foram fortalecidas. As melhorias chegam tanto na cidade quanto em seus distritos
Porto Velho inicia montagem do maior bolo da região Norte
Fatias do bolo serão distribuídas por voluntários gratuitamente ao público
Corrida em Porto Velho atrai atletas à Madeira-Mamoré
Evento marcou o início das festividades nesta quinta-feira (2)




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook