Dino apresenta projeto para proibir acampamentos em frente a quartéis
A proposta define um raio de 1.320 metros, a contar dos muros dos quartéis, onde não serão permitidos acampamentos e manifestações antidemocráticas
Futuro ministro do STF, Dino reassumiu o mandato de senador após deixar o Ministério da Justiça.
Primeiro projeto apresentado por Flávio Dino (PSB-MA) como senador, o PL 14/2024 proíbe a instalação de acampamentos próximos a quartéis e áreas militares. O texto altera o Decreto-Lei 3.437, de 1941, que disciplina o uso do espaço ao redor de fortificações e organizações militares.
A proposta define um raio de 1.320 metros, a contar dos muros dos quartéis, onde não serão permitidos acampamentos e manifestações antidemocráticas. “Serão observados protocolos específicos de segurança com vistas à prevenção e repressão contra crimes atentatórios ao Estado democrático de direito e suas instituições”, afirma o texto. Caberá ao Executivo, instituir esses protocolos por decreto.
Na justificação, Dino explica que a ideia do projeto nasceu após os ataques às sedes dos três Poderes, no 8 de Janeiro. Ele observa que acampamentos em frente aos quartéis militares reforçaram a necessidade de se ajustar o ordenamento jurídico brasileiro “a fim de evitar que equipamentos públicos sejam usados como pontos de referência” para aglomerações que possam culminar em atos antidemocráticos.
“Frise-se que tais aglomerações constituem perigo à própria segurança das organizações militares e de seus integrantes, expostos a várias ameaças e riscos, a exemplo de ataques à bomba ou perpetração de outros crimes”, acrescenta Dino.
Apresentado na sexta-feira (2), o projeto ainda não foi distribuído para as comissões temáticas. Dino reassumiu o mandato parlamentar após deixar o Ministério da Justiça na quinta (1º). Ele tomará posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo dia 22.
Projeto aumenta pena para estelionato praticado com 'golpe do amor'
Pela proposta, tempo de reclusão pode ser aumentado em até 2/3
Comissão de Segurança Pública analisa projeto que acaba com 'saidão' de presos
Para o senador Flávio Bolsonaro, a experiência de outros países justifica a mudança na legislação brasileira
Saiba os temas que devem ser votados pelo Congresso em 2024
Regulamentação da reforma tributária é uma das prioridades
Comentários
Então, o tal agora ministro do STF e protetor do cara que chamam de presidente também deveria apresentar projeto de lei que proíbe invasões de terras produtivas e de pessoas humildes que levam uma vida inteira trabalhando encima dela. Proibir os tais movimentos de invasões se aproximarem de terras alheias.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook