É ilusão achar que a polícia pode resolver tudo sozinha
Uma policia bem estruturada pode produzir bons resultados para a sociedade, mas não pode resolver tudo sozinha
Quando o assunto é violência, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado de insegurança a que está exposto à população de Porto Velho. Pura asneira de quem tem no lugar do cérebro aquilo que as moscas adoram.
Não é preciso ser especialista em segurança pública para saber que a violência está presente nos quatro cantos do país, e não somente na capital do estado de Rondônia. Trata-se de um fato incontestável. Agora, querer jogar nos ombros dos organismos policiais a responsabilidade pelo quadro de intranquilidade reinante no seio da população portovelhense, é, no mínimo, uma atitude irresponsável com a qual não se pode aceitar, sem protestar.
O problema da violência no Brasil está relacionado a vários fatores. Enumerá-los seria mera redundância. Mas faço questão de citar o que considero mais importante, qual seja, a ausência do temor a Deus em muitos corações, pois a pessoa que teme ao Senhor é sábia, e a inteligência está em afastar-se do mal, como ensina o livro de Jó, 28:28).
As instituições policiais têm seus defeitos, pois são constituídas por pessoas. E pessoas erram. Afinal, perfeito só Deus. Mas, com certeza, a polícia é a instituição mais exposta às críticas. Isso porque é uma característica da nossa cultura cobrar por soluções sem procurar conhecer as origens do problema. E, o que é pior, mesmo conhecendo as causas, não procuramos fazer absolutamente nada para superá-las.
Afinal, é mais fácil apontar o dedo na direção do outro do que ter humildade para assumir nossas próprias fraquezas. É ilusão pensar que o combate à criminalidade depende de uma ação isolada dessa ou daquela instituição policial, mas do esforço conjunto dos governos (federal, estadual e municipal) e da sociedade. Uma policia bem estruturada pode produzir bons resultados para a sociedade, mas não pode resolver tudo sozinha.
Transformação energética chega em Machadinho
Estão sendo destinados mais de R$ 20 milhões em obras na rede de energia, garantindo melhoria da qualidade de vida para a comunidade e desenvolvimento econômico para o município
O DIA NA HISTÓRIA 24 DE OUTUBRO!
1990 – A 20 dias da eleição a governador, não foi bem recebida a declaração do governador Jerônimo Santana de que vai votar em Vladir Raupp
Parceria entre Justiça do Trabalho, MPT e IVAS fomenta o esporte e saúde em Porto Velho
Acordo de Cooperação Técnica destina mais de R$ 176 mil para desenvolvimento social, por meio do projeto PEBS II
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook