Edivaldo Gomes inicia hoje movimento pelo Setembro Amarelo

O vereador alertou que o suicídio mata mais de 13 mil pessoas por ano no Brasil; 800 mil no mundo

Decom Câmara de Ji-Paraná
Publicada em 01 de setembro de 2020 às 09:29
Edivaldo Gomes inicia hoje movimento pelo Setembro Amarelo

Começa hoje (1º), em todo o Brasil, a Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. Rondônia está entre os estados brasileiros com maior índice de mortes por essa causa entre a população jovem. Treze mil pessoas se matam por ano em todo o país, sendo 800 mil no mundo.

Também hoje, o vereador Edivaldo Gomes (PSB) inicia movimento de orientação e conscientização para prevenir o suicídio e a depressão. Segundo ele, a depressão é a maior causa de suicídio.

Edivaldo Gomes começou as ações de conscientização, em 2019, após oito meses de depressão profunda. “Quem passou por essa doença sabe o tamanho do sofrimento e o quanto é triste um enfrentamento sério no Brasil”, admitiu o vereador.

No mesmo ano, Edivaldo Gomes palestrou em escolas e associações de bairros. Foram dezenas de palestras após o processo de recuperação. Em 2020, devido à pandemia, a campanha será virtual, e deverá integrar órgãos públicos que realizam o tratamento da doença, divulgação números (telefônicos) de apoio e abordagens em ruas.

Paralelo à campanha de prevenção, Gomes desenvolve um trabalho de cobrança da administração municipal para melhorar a estruturação do Centro de Apoio Psicossocial de Ji-Paraná (Caps), onde cerca de 13 mil pessoas fazem acompanhamento. “Infelizmente, temos apenas um psicólogo. Desde o ano passado, cobramos a contratação de outros profissionais, mas não tivemos êxito”, lamentou.

A depressão ainda é vista com preconceito. Isso dificulta a busca por ajuda e a cura, podendo levar ao suicídio. Edivaldo Gomes lembrou que é uma doença como outras e é necessário não ter vergonha de abordar a questão. “É um tabu que precisa ser quebrado. As pessoas estão morrendo e não podemos fechar os olhos para isso. É uma pandemia invisível”, observou.

Em Ji-Paraná, o número do Caps é 3421-4415. Há também o Centro de Valorização da Vida, CVV, do governo federal, com atendimento 24 horas, o número de contato é o 188.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Da corrupção à falta de noção, Witzel ao mar

Da corrupção à falta de noção, Witzel ao mar

"Wilson Witzel parece ter se tornado o político mais solitário do mundo, e não há voz que se levante para defendê-lo", escreve Helena Chagas. "Falastrão, não fez política e achou que se seguraria com o marketing policial", afirma

Quanto custou a Bolsonaro melhorar uns pontinhos...

Quanto custou a Bolsonaro melhorar uns pontinhos...

Diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra afirma que Jair Bolsonaro pouco aumentou sua aprovação em pesquisa Datafolha. "Em relação ao padrão de resultados de março em diante, o capitão cresceu algo entre um e três pontos. Em relação à pesquisa de junho, melhorou cinco pontos, o que é pouco", diz. "Cada ponto de melhora correspondeu a uma despesa de, em média, R$ 50 bi"