Eleição no Conselho Municipal de Educação acontece na próxima sexta-feira (28)
Eleição é realizada pela Semed e vai escolher o representante dos gestores escolares da Rede Municipal de Educação no CME
Atuação do conselho é importante para o fortalecimento da rede municipal de educação
Visando garantir a composição do Conselho Municipal de Educação (CME) e a democracia no processo de escolha na vaga de representante de diretores escolares, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza na próxima sexta-feira (28), a eleição para compor a cadeira na instituição em um período de três anos. A votação vai ser entre as 8h e 16h no Centro de Formação de Professores, anexo ao teatro Banzeiros. Somente gestores escolares têm direito ao voto.
O Conselho é formado por 12 instituições da sociedade civil e do poder público que vão auxiliar nas ações deliberativas, normativas e fiscalizadoras da educação do município de Porto Velho. As instituições que integram o Conselho estão distribuídas em duas câmaras setoriais, sendo nove para a Câmara de Educação Básica Municipal e dez para a Câmara de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e de Valorização de Profissionais de Educação do município de Porto Velho.
O presidente do CME, Cláudio Lopes Negreiros, explicou a importância da atuação do conselho para o fortalecimento da rede municipal de educação. “Presidir o Conselho é um desafio, a meta é que possamos trabalhar de forma coletiva, fazendo o diálogo fluir entre a atual gestão da Semed e do CME, para que o sistema possa ser trabalhado de forma com que atenda as demandas das escolas, estudantes, professores, trabalhadores da educação e dos pais que fazem parte do conselho”, afirmou.
Para a secretária de Educação de Porto Velho, Gláucia Negreiros, a eleição do CME fortalece a parceria por uma educação pública de qualidade. “Queremos garantir um processo legítimo e democrático de escolha. Esta eleição fortifica a parceria com a gestão da Semed, possuindo o poder de controle social. Estamos trabalhando juntos com o Conselho, que está aqui para nos ajudar e nos aconselhar nas decisões. Temos a certeza que essa parceria rende frutos com os melhores dados e soluções para fortalecer a educação municipal”, afirmou.
O QUE É O CME?
CME é o órgão do sistema responsável pela legislação educacional, que regulamenta, fiscaliza e propõe medidas para melhoria das políticas educacionais. É também um instrumento de ação social atendendo a demandas da sociedade quanto a transparência no uso dos recursos e a qualificação dos serviços públicos educacionais. A sociedade, representada no conselho, torna-se vigilante na defesa do direito de todos à educação de qualidade e na observância dos regulamentos e leis federais.
O Conselho Municipal, em sintonia com as políticas nacional e estadual, deve estar aberto à participação das diversas tendências educacionais, o que o torna representativo entre os habitantes do município e perante os demais organismos de poder. O Conselho deve dividir com a população a preocupação com a educação municipal na busca de alternativas para os problemas existentes, evitando vínculo com partidos políticos.
Feira da Mulher Empreendedora em Porto Velho encerra programação de abril com duas edições
Atividade fortalece empreendedorismo entre mulheres em estado de vulnerabilidade social
Segep realiza evento Servidor em Movimento na sexta-feira, 28, no Espaço Alternativo
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa visa, além da prevenção de ocorrências de acidentes de trabalho, contribuir também para a formação de uma cultura de segurança e saúde ocupacional
Vacina contra a gripe continua disponível nas unidades de saúde para todos os públicos
Imunização deve ser renovada todos os anos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook