Eleições 2024: partidos têm até hoje para escolher candidatos
Este ano, 156 milhões de eleitores podem votar em 5.569 cidades
Termina nesta segunda-feira (5) o prazo que todos os partidos e federações realizem suas convenções para escolha dos candidatos que disputarão as eleições municipais de 2024, marcadas para outubro.
Em anos eleitorais, a convenção partidária é etapa obrigatória para o registro de candidatos, que precisam ter seus nomes oficializados pelas siglas. São encontros formais - de formato presencial ou híbrido - em que os membros de uma legenda manifestam seus apoios. A organização dessas reuniões é feita de acordo com o estatuto de cada agremiação.
Confirmação de candidaturas
Em geral, as maiores siglas costumam chegar às convenções com os principais nomes decididos, tornando o evento uma espécie de celebração para confirmação das candidaturas. No mesmo encontro também são deliberadas eventuais coligações.
Cada sigla, coligação ou federação partidária pode ter somente um candidato a prefeito e vice em cada município. No caso de vereadores, cada partido pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas, mais um.
Pelo calendário eleitoral deste ano, após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para protocolar o registro de todas as candidaturas. Até o momento, já foram pedidos registros de quase 45 mil candidaturas para as eleições deste ano.
Este ano quase 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar nos 5.569 municípios do país.
NOS SEUS 40 ANOS, CAERD ENFRENTA CRISE DA SECA E LUTA PARA SOBREVIVER, DEPOIS DE SER SUGADA POR PELO MENOS TRÊS DÉCADAS
Agora, na crise hídrica, ela volta a se comunicar com mais força com a população, pedindo economia no consumo da água
Convenção do União Brasil aprova João Becker como candidato a prefeito em Cujubim
João Becker enfatizou seu compromisso com a população e apresentou uma prestação de contas de sua gestão como prefeito interino, destacando conquistas na saúde e educação
MPRO promove evento online para combater violência política de gênero nas eleições
O evento visa capacitar e fortalecer mulheres candidatas, preparando-as para enfrentar desafios relacionados à violência de gênero na política
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook