Eleições OAB: candidatura de Zênia Cernov representa quebra de monopólio e mais atenção com a classe
Além da questão igualitária e da defesa dos direitos da classe, a chapa da candidata Zênia Cernov também defende uma maior atenção à capacitação para enfrentar os novos desafios da advocacia
A advogada Zênia Cernov é candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Rondônia. Caso seja eleita, no próximo dia 22 de novembro, ela será a primeira mulher a comandar a entidade no Estado, representando também a quebra de nove anos de poder da atual gestão.
“Chegou a hora de incluir a foto de uma mulher na galeria dos presidentes de nossa entidade. Nós mulheres já representamos metade dos associados, tanto na Seccional Rondônia, quanto no país. É justo, é Direito”, destaca Zênia Cernov. “Nossa chapa é um sopro de renovação, com profissionais com capacidade de cuidar da nossa classe e resistir às violações das nossas prerrogativas, defendendo as garantias fundamentais ao exercício da advocacia”, acrescenta.
Além da questão igualitária e da defesa dos direitos da classe, a chapa da candidata Zênia Cernov também defende uma maior atenção à capacitação para enfrentar os novos desafios da advocacia. As transformações frequentes no Direito mostram que as advogadas e advogados precisam estar constantemente atualizados e buscando se aperfeiçoar. “Quando pensamos a capacitação da nossa classe, enquanto gestão, precisamos entender as diversas fases da carreira na advocacia. Por isso, dentre os nossos eixos de campanha, temos na nossa chapa um específico para o aprimoramento técnico de nossos profissionais”, diz Zênia.
Dentre tantas outras propostas para a área estão o resgate e a reativação das atividades da Escola Superior da Advocacia (ESA), a implementação de cursos de aperfeiçoamento da jovem advocacia para o mercado de trabalho, como cursos de marketing jurídico, tecnologia e PJE, e a garantia à oferta de cursos online e presenciais para capacitação para advogadas e advogados do interior.
“Precisamos de um novo tempo para a ESA-RO, preparando a advocacia de Rondônia para o futuro 4.0. Nesse processo, a tecnologia deve ser vista como principal aliada. O bom advogado tem que estar antenado a todas as mudanças tecnológicas e conseguir gerir seu escritório sem grandes dificuldades”, declara Zênia.
Para ela, a jovem advocacia também merece ter atenção especial: “Todo advogado que hoje tem uma estabilidade, já passou por essas angústias. Por isso, o cuidado com a jovem advocacia é pauta que interessa a todos, independente do tempo de atuação”, afirma a candidata, acrescentando que entre as propostas estão o aumento nos descontos para a OAB jovem e para os estagiários inscritos, linhas de crédito para abrir o próprio escritório, a criação do projeto “Meu Parceiro”, possibilitando a conexão de advogados e advogadas e escritórios jurídicos e cursos de aperfeiçoamento para o mercado de trabalho.
QUEM É ZÊNIA
Zênia Cernov nasceu em Porecatu, no Paraná, mas mudou-se para Porto Velho aos 12 anos de idade. Formada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, também é escritora e, atualmente, ocupada a 26ª cadeira na Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes e é Coordenadora da Revista da Advocacia de Rondônia. É autora dos livros Greve de Servidores Públicos (LTr, 2011), Estatuto da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética interpretados (LTr, 1° Ed. / 2016; 2° Ed. / 2021) e Honorários advocatícios (LTr, 2019). A advogada ficou amplamente conhecida no estado após atuar para garantir a reintegração de 10 mil servidores públicos a seus postos de trabalho, o chamado “processo dos demitidos”.
Beneficiário do Auxílio Brasil pode consultar parcelas pelo Caixa Tem
Novo programa social começa a ser pago nesta quarta-feira
Rua Getúlio Vargas recebe recapeamento
Serviço garante resultados efetivos na restauração de buracos, desnivelamento e demais imperfeições da via
Servidores da Sefin recebem treinamento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
Por meio de um bate papo dúvidas foram sanadas sobre a importância da segurança de dados e como proceder em caso de violação
Comentários
Independente de quem ganhar essa eleição uma coisa é certa. A Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia é praticamente inútil em nosso estado, as quadrilhas dos poderes pintam e bordam e eles inertes.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook