Em dezembro, governo aumentou imposto de importação de oxigênio e insumos médicos

Entre os itens que voltaram a ser tributados estavam cilindros para oxigênio e agulhas e seringas. Incompetência demais ou tática genocida?

Por Tereza Cruvinel
Publicada em 17 de janeiro de 2021 às 16:52
Em dezembro, governo aumentou imposto de importação de oxigênio e insumos médicos

A partir de outubro do ano passado, a pandemia deu sinais de recrudescimento, com aumento de casos e mortes. Inacreditavelmente, em outubro, e depois em dezembro, o governo Bolsonaro fez a Camex (Câmara de Comércio Exterior) suprimir a isenção para importação de vários insumos e equipamentos adotada no início da pandemia. Entre os itens que voltaram a ser tributados estavam cilindros para oxigênio e agulhas e seringas. Incompetência demais ou tática genocida?

Em março, quando o coronavírus começou a matar no Brasil, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o governo iria facilitar ao máximo a importação de insumos e equipamentos. Naquela altura, a grande demanda mundial era por respiradores e o Brasil chegava atrasado. Não havia feito encomendas. Como agora, na questão das vacinas.

Técnicos da Economia e do Itamaraty queimaram pestanas até encontrar uma brecha legal nos tratados do Mercosul que permitisse a zeragem unilateral das tarifas, sem a necessidade de aprovação pelos outros países-membros (que acabaram usando o mesmo recurso). O Ministério da Saúde começou então a enviar com frequência listas de produtos e insumos que deveriam ter o imposto de importação zerado, para baratear o custo final.

A lista que começou com uns 50 itens já tinha mais de 500 em outubro. Foi então que a pasta de Guedes começou a pressionar por uma volta ao normal, pois havia empresas nacionais reclamando da concorrência estrangeira. O certo seria passar os itens por uma peneira fina, identificando os que poderiam mesmo ser comprados internamente, e os que, sendo extremamente necessários ao combate da pandemia, teriam que ser importados, total ou parcialmente.

Mas aquela mistura de incompetência extrema com a necropolítica de Bolsonaro, sua pulsão de morte, produziu uma revisão indiscriminada da lista, em duas etapas. Uma em outubro, outra em dezembro. E, o que é mais espantoso e revoltante, o Ministério da Saúde não resistiu, não brigou para manter com alíquota zero a importação de muitos produtos e insumos essenciais.

Na semana passada, quando finalmente o Ministério foi despertado para a falta de seringas e agulhas, por berros dos prefeitos, governadores, autoridades sanitários e produtores industriais nacionais, a Camex teve que aprovar em regime de urgência o corte dos impostos que já haviam sido suprimidos e depois elevados, embora até as emas do Alvorada soubessem que, em breve, precisaríamos de grandes estoques para a vacinação.

A trapalhada criminosa afetou o custo e a oferta de muitos itens do combate à pandemia, e entre eles os cilindros para envasamento de oxigênio. Não é possível afirmar que isso impactou o abastecimento de Manaus, mas é indiscutível que aumentar impostos de insumos quando a pandemia recrudesce é ação que só pode ter uma explicação. Ou incompetência demais, ou genocídio deliberado.

Comentários

  • 1
    image
    walter silva 18/01/2021

    Ta mais pra reportagem sem contexto. Se vc soubesse fazer pesquisa jornalística, saberia que o governo, isentou com medida provisória, os impostos desses insumos e a medida provisória tinha prazo de validade que seria 31/12/2020. Logo toupeira, tal medida foi renovada em janeiro de 2021 e esta publicada no diário oficial da união. Logo , o governo federal não aumentou porra nenhuma. Agora qualquer um se acha jornalista,

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Falta alguém em Nuremberg

Falta alguém em Nuremberg

Filinto, ex-tenente, participou da Coluna Prestes, mas tentou desertar e foi expulso com desonra, pelo seu líder, quando combatia o Governo de Arthur Bernardes (1922-1926)