Em quatro anos, candidaturas femininas cresceram 16,2%, segundo TSE
No entanto, as mulheres representam apenas 33,3% do total de candidatos nas eleições municipais de 2020
Em quatro anos, o número de candidaturas femininas, nas eleições municipais, cresceu cerca de 16,2%. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 184.107 mulheres se candidataram no pleito deste ano, ante 158.450 postulantes nas eleições de 2016. Contudo, as mulheres representam apenas 33,33% do total de candidaturas.
Desde 2018, por conta de uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral, partidos políticos são obrigados a destinar ao menos 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para candidaturas femininas. Além disso, a corte também determinou que o mesmo percentual deverá ser seguido em relação ao tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Eleições 2020: Saiba como funciona a logística para realizar um processo eleitoral
LGBTI+ representam apenas 0,1% do total de candidatos aos cargos de prefeito e vereador
A advogada eleitoral Bianca Gonçalves acredita que ações afirmativas, como a determinação do TSE, são de extrema importância para que a participação feminina na política aumente cada vez mais. “Não basta ficar reclamando que não existem mulheres no espaço de poder. É necessário conscientizá-las sobre o poder que elas têm e de que elas podem ocupar um espaço na política”, destaca.
Em 2016, 641 mulheres foram eleitas ao cargo de prefeita, o que representa apenas 11,57% do total de todos os eleitos para a função. De acordo com o TSE, nas eleições municipais de 2016, 7,8 mil foram eleitas vereadoras, apenas 13,5% do total de eleitos.
Analú, candidata à Câmara Municipal de Cidade Ocidental (GO), município localizado no entorno do Distrito Federal, diz que o Brasil possui uma cultura machista, que é refletida na esfera política. “Quanto mais mulheres na política, e quando a tomada de decisões passa por elas, representa um enfrentamento à cultura patriarcal [em que só homens ocupam lideranças políticas]”, aponta.
Dicotomia
Apesar do baixo número de candidaturas e de mulheres eleitas para cargos municipais, o eleitorado feminino é maioria. O TSE afirma que as mulheres compõem 52,49% do total do eleitorado apto a votar nas eleições deste ano. Cerca de 77,6 milhões de mulheres terão o poder de escolha no pleito, contra aproximadamente 70 milhões de homens.
Julian Cuadal é a nova promessa de renovação política do PDT para Ji-Paraná
Esse é o novo candidato do PDT, apresentado na tarde de hoje aos vereadores da sigla pelo presidente estadual do partido, senador Acir Gurgacz
Por enquanto, campanha ainda está longe de esquentar
Nos próximos dias, a campanha certamente vai esquentar e o palavreado também. Faltam 34 dias para o primeiro turno da eleição. Quem serão os dois finalistas?
Muletas e Santana contra Gonçalves Júnior, em Jaru
Como não há pesquisas sérias sendo divulgadas, não há como se prever quem o jaruense escolherá em 15 de novembro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook