Em reunião on-line, Detran reúne representantes para tratar do programa de capacitação 'Educação Viária é Vital'
Detran Rondônia realizou na manhã desta quarta-feira (26) reunião em parceria com um grupo multinacional, representantes da Seduc e das secretarias Municipais para tratar sobre lançamento da edição 2021
Programa “Educação Viária é Vital” da Fundação Mapfre, em Rondônia, está previsto para acontecer no dia 21 de junho doe 2021
O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, realizou na manhã desta quarta-feira (26) reunião em parceria com um grupo multinacional de origem espanhola, representantes da Secretária de Estado da Educação (Seduc) e de secretarias municipais para tratar sobre lançamento da edição 2021 do programa “Educação Viária é Vital” em Rondônia, que está previsto para acontecer no dia 21 de junho. O programa é coordenado pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) do Detran.
A reunião ocorreu de forma remota, tendo como principal objetivo o lançamento do Programa, foi presidida pela diretora adjunta da autarquia, Benedita Oliveira, e conduzida pela diretora de Educação de Trânsito, Claudia Roberta Stochi, tendo como convidados os secretários municipais de Educação no Estado.
Segundo a diretora-adjunta do Detran, o programa tem o foco em trabalhar de forma transversal o tema “educação para o trânsito” e incentivar a pesquisa e a compreensão deste elemento, pela ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos, “além de promover a mobilidade segura, saudável e sustentável, onde as crianças e adolescentes adquiram hábitos que contribuirão para a formação de cidadãos mais conscientes, seguros e respeitosos em relação à segurança viária e à própria vida”, afirmou Benedita.
A parceria com o grupo multinacional e o Detran foi efetivada em 2019 onde o “Programa de Educação Viária é Vital” foi desenvolvido, formando cerca de 200 professores dos 52 municípios do Estado, que contou com quatro horas/aula presenciais e 36 horas/aula pela metodologia de Ensino à Distância (EaD). Este ano, por causa da pandemia do coronavírus, a formação será somente a distância.
A diretora técnica da DTET, Claudia Roberta, disse que o curso de formação de docentes multiplicadores irá obedecer ao planejamento e a estratégia adotada e tem por objetivo fomentar a produção de projetos levando em conta a realidade de cada município. O conteúdo do Programa atende a critérios com uma metodologia única para o País, que estimula o desenvolvimento de projetos para o trânsito com a participação dos alunos e da própria comunidade.
Para a preparação de professores e alunos, o Programa é focado na capacitação de educadores que desenvolvem trabalhos dentro das salas de aula com alunos do ensino fundamental e médio, onde ali mesmo suscita-se e promove-se pesquisas de base sobre as condições da circulação viária no âmbito de suas escolas e da própria comunidade em que vivem, incentivando medidas e ações que tornem a circulação mais segura, eficiente e mais humana.
Em 2019 foram cinco projetos classificados em Rondônia entre os 10 melhores do Brasil, sendo que dois foram premiados a nível nacional, ambos de Ariquemes, são eles:
- Professora: Elenice Piana
Instituição: Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá
Projeto: Educação, Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
- Professora: Rosineide Barbosa da Silva
Instituição: Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho
Projeto: Bipib
Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho
Setor está sendo preparado para acolher e oferecer melhores serviços após o controle da pandemia
OAB precisa aproximar advogado da comunidade por meio da tecnologia, diz Márcio Nogueira
Pré-candidato à presidência da OAB/RO avalia que a popularização do direito fortalece o vínculo entre advogado e cidadão e aponta novos caminhos de atuação profissional
Emater capacita produtores de agroindústrias familiares em 'Boas Práticas de Fabricação'
As atividades foram ministradas a 15 produtores que trabalham com processamento, manipulação e comercialização dos produtos da agroindústria familiar
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook