Em RO, 'Juízo 100% Digital' inicia nos Juizados Especiais Cíveis da capital

Provimento da Corregedoria especificou JEC's como unidades-piloto

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 10 de dezembro de 2020 às 10:35
Em RO, 'Juízo 100% Digital' inicia nos Juizados Especiais Cíveis da capital

Desde segunda, 7 de dezembro, partes e demandantes que distribuírem processos nos Juizados Especiais Cíveis (JEC’s), da comarca de Porto Velho podem optar por executar os atos processuais exclusivamente por meios digitais e remotos. Trata-se do “Juízo 100% Digital”, que no Poder Judiciário de Rondônia está regulamentado pelo Provimento nº 41/2020

A capital rondoniense possui quatro juizados especiais cíveis, localizados no Fórum Geral César Montenegro. Na prática, partes e demandantes que tiverem processos distribuídos em uma das quatro unidades judiciárias poderão escolher se preferem que os atos sejam exclusivamente remotos ou presenciais.

Assim, ao optar pelo Juízo 100% Digital, no momento da distribuição da ação, todos os atos, desde atendimento até audiências e sessões, serão feitos por videoconferência, telefone, e-mail e outros meios de comunicação digitais. Os arquivos em áudio e vídeo serão inseridos no processo. A parte tem a possibilidade de desistir da modalidade até a contestação.

Processos 100% Digitais no PJe

O corregedor-geral da Justiça de Rondônia, Valdeci Castellar Citon, explica que os Juizados Cíveis da capital foram escolhidos como piloto porque o funcionamento da nova modalidade terá o apoio de uma funcionalidade no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que classificará os processos “100% digitais”.

“Pretendemos expandir o projeto para mais comarcas, mas, para que isso aconteça, precisamos entender e identificar esses processos, além de mensurar qualitativamente os seus índices de funcionamento”, explicou o magistrado.

Provimento da CGJ

O Provimento nº 41, da CGJ, publicado em novembro, previu e regulamentou casos de indisponibilidade tecnológica e a responsabilidade das partes em comparecer à audiência telepresencial e justificar, com antecedência mínima de dois dias úteis, se não puder participar de qualquer ato presencial.

A normativa se atentou à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 345, que instituiu o “Juízo 100% Digital”; e as Resoluções nº 185 do CNJ e nº 13/2014-PR, que dispõem sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Termo de Cooperação CNJ

No dia 3 de dezembro, o Tribunal de Justiça de Rondônia aderiu formalmente ao Juízo 100% Digital após assinar o termo de cooperação do Conselho Nacional de Justiça. A cerimônia contou com a participação do secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Paulo Kiyochi Mori, o corregedor-geral da Justiça, Valdeci Castellar Citon, e a conselheira do CNJ, Tânia Reckziegel.

Saiba mais: Justiça de Rondônia adere ao Juízo 100% Digital

Comentários

  • 1
    image
    Leandro 10/12/2020

    Implantar julgamento virtual é uma coisa. Publicar a sentença na página do PJE do TJ/RO e no Diário de Justiça é outra coisa. Muita morosidade do Tribunal para publicar no site, mesmo se tratando de momento de COVID. Porque isso está ocorrendo? Estão sendo mal pagos? Não tem funcionário suficiente?

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook