Em tempos de fake News, Jornalismo da UNIR lança site de checagem

Iniciativa Aruana tem a participação de alunos, professores e jornalistas formados pela universidade

Assessoria
Publicada em 03 de maio de 2020 às 17:34
Em tempos de fake News, Jornalismo da UNIR lança site de checagem

A suspensão das aulas na Universidade Federal de Rondônia, UNIR, não tem significado a paralisação das ações da universidade, especialmente para um grupo de alunos do curso de Jornalismo. Ao longo do mês de abril, trabalhando de modo remoto, vários dos alunos, professores e egressos voluntários, organizaram e colocaram no ar o site www.checagem.unir.br, ou a Iniciativa Aruana, que faz a checagem de fatos, notícias jornalísticas e conteúdos de redes sociais, que circulam ou tenham como tema o Estado de Rondônia.  

Entre os alunos estão Camila Pinheiro e Eduarda Mendonça, ambas do primeiro ano de Jornalismo e que se ligaram à Aruana desde o princípio. “É uma grande oportunidade de entender melhor este mundo do jornalismo e, ao mesmo tempo, contribuir a partir desta área para uma sociedade com menos desinformação”, explica Camila. É também o que pensa Eduarda: “Estamos no começo do curso, e não dá pra se desligar da universidade por causa o isolamento social. E agora, além de seguir pensando sobre o jornalismo, estamos vivendo um pouco disso tudo na prática”. 

Na prática, como explica o professor Sandro Colferai, que coordena a Iniciativa Aruana de Checagem, o que há é uma redação virtual, como cada um dos pelo menos dez envolvidos trabalhando de suas casas, mas em contato permanente. “Talvez o que estejamos vivendo agora seja uma amostra do que será o mundo do trabalho muito em breve, e encontrar modos de fazer isso gerando informações úteis, verificando fontes e coordenando ações em grupos, ajuda a preparar nossos alunos para o que virá”, avalia o professor. 

A Iniciativa Aruana é parte da Agência Experimental de Comunicação, ligada ao curso de Jornalismo da UNIR, que tem como principal objetivo propor soluções neste campo. E neste espaço de experimentação, como diz o professor Sandro, os alunos podem testar e demonstrar suas habilidades. “Muitas coisas que temos em mente, e que sabemos fazer, são colocadas efetivamente à prova na agência e na Aruana. E os resultados começam a aparecer, o que tem nos deixados todos muito animados”, garante Lucas Vinícius, que tem sido o responsável por toda a comunicação visual da Aruana. 

O que é checagem? 

A checagem de fatos é uma premissa básica do trabalho jornalístico, pois trata-se de conferir a veracidade das informações que são dadas por políticos, diretores de empresas ou órgãos públicos ou mesmo por cidadãos comuns. Toda a qualquer notícia deve ter seus dados verificados. E, para além disso, no contexto contemporâneo, com a circulação de conteúdos e de notícias potencializados pelo meio digital, e a rapidez que isso tem exigido dos profissionais jornalistas, além das possibilidades de criação e compartilhamento de informações por qualquer pessoa, a verificação tem se tornado ela mesma uma nova área específica de atuação do jornalismo. Trata-se de confirmar se o que é publicado é 100% fato, se contêm algum exagero, algum dado inflado ou diminuído, a fonte de certa informação, o método de coleta de um dado ou estatística, por exemplo. 

Para acessar: www.checagem.unir.br

Para sugerir checagem: [email protected] 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Cenário de pandemia não afeta reforma do Cemetron

Cenário de pandemia não afeta reforma do Cemetron

“Infelizmente não podemos por enquanto dá continuidade as reformas na área interna do Cemetron porque todas as enfermarias já estão ocupadas com pacientes infectados com o novo coronavírus”, disse a diretora da unidade Stella Zimmerli