Em visita do Superintendente, Sindicato cobra o fim dos claros, da retirada de caixas e do adoecimento dos trabalhadores no BB
Ao final, a presidenta disse que a visita do superintendente à sede do Sindicato mostra que é importante manter esse canal de diálogo com o Sindicato
O superintendente regional do Banco do Brasil em Rondônia, Paulo Wagner Damacena, acompanhado de Fabiano Carmello Manolio (gerente de Segmento PSO) e de Miranda Eliane Aparecida da Silva Perpétuo (gerente geral da agência Porto Velho) esteve, na manhã desta quinta-feira (24-10), na sede administrativa do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), em Porto Velho, com o objetivo de tratar de temas importantes para o funcionalismo do banco.
A presidenta do Sindicato, Ivone Colombo, acompanhada dos diretores José Toscano (Administração), Gesica Capato (Esportes), Edson Tavares (Saúde) e Wanderson Modesto (Jurídico), por quase duas horas de reunião, voltou a cobrar os representantes do BB soluções para a questão dos “claros”, que são as vagas deixadas por empregados que se aposentaram ou que mudaram de profissão, e que não são ocupadas por novos funcionários.
Paulo Wagner mencionou que o banco continua sua política de dar “incentivos” para que funcionários do BB de outros estados aceitem vir para trabalhar nas agências em Rondônia. Além disso, o executivo explicou que o BB vai enviar “força-tarefa” para localidades onde agências de outros bancos fecharam, para ampliar o suporte a essas comunidades, principalmente aos aposentados.
“A falta de funcionários, aliada à sobrecarga de trabalho - com a demanda maior no atendimento diário -, às cobranças de atingimento de metas cada vez mais absurdas, à pressão diária no atendimento cada vez mais precário, que gera as justificadas reclamações dos clientes, apenas promove o adoecimento de mais funcionários. E adoecidos, esses trabalhadores pedem afastamento para cuidar da saúde e, consequentemente, mais agências ficam com atendimento precarizado, promovendo um ambiente de trabalho ainda mais insalubre para os trabalhadores remanescentes. Portanto toda e qualquer iniciativa da Superintendência do BB em solucionar este problema será bem-vinda, pois uma das nossas prioridades é com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores”, destaca Ivone Colombo.
Veja outros temas abordados na reunião entre SEEB-RO e Super BB na manhã de hoje.
• Realocação de Pessoas Com Deficiência (PCD’s) para locais de trabalho considerados minimamente adequados a estes trabalhadores.
• O Banco do Brasil respeitar todos as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do BB e a Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários.
• Com o advento dos bancos digitais e com a migração da clientela cada vez mais intensa para este segmento do ramo financeiro, muitas agências físicas têm diminuído o atendimento nos caixas normais e desativado terminais de autoatendimento (caixa eletrônico). O superintendente informou que o banco está se adequando a esta realidade, e que alguns pontos estratégicos (conforme a demanda) ainda terão atendimento nos caixas normais e caixas eletrônicos em funcionamento.
“Tanto essa questão dos caixas (o bancário) e dos claros, só podem ser solucionadas com a realização de concurso público, uma bandeira que defendemos há anos, e que cobramos das autoridades políticas do Estado (deputados federais e senadores). A falta de funcionários nas agências do Banco do Brasil em Rondônia foi tema inclusive nas mesas de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho específico do banco, diretamente com a direção nacional do banco”, destacou Ivone Colombo.
Ao final, a presidenta disse que a visita do superintendente à sede do Sindicato mostra que é importante manter esse canal de diálogo com o Sindicato, para que, juntos, os problemas que atingem o dia a dia dos trabalhadores possam ser discutidos e solucionados.
Justiça Federal aceita denúncia contra diretor e funcionária terceirizada da UFPB por injúria preconceituosa
De acordo com a denúncia reiterada pelo MPF, uma estudante travesti teria sido constrangida ao entrar em banheiro feminino da universidade
Em audiência pública do MPF, Banco do Brasil promete anunciar medidas de reparação por participação na escravidão
Ações concretas e indicação dos recursos serão apresentadas em 4 de dezembro
Preparado pelo governo: estudante de RO conquista vaga no Rio após aprovação no Enem
O estudante conquistou o primeiro lugar no estado, no 1º Simulado Digital Estadual, para os estudantes do 3º ano em 2023
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook