Empreendedorismo feminino mostra força da mulher na geração de renda

Giro Empreendedor auxilia na expansão do próprio negócio

Renata Beccária Foto: Saul Ribeiro
Publicada em 08 de março de 2022 às 10:02

Débora Cunha é o retrato da expansão do empreendedorismo feminino Débora Cunha é o retrato da expansão do empreendedorismo feminino

No empenho de valorizar e incentivar o protagonismo feminino, a Prefeitura de Porto Velho vem fortalecendo, desde o início da pandemia da covid-19, o empreendedorismo entre mulheres. Um desses exemplos é a Débora Cunha Fonseca Dias, que com o apoio do programa Giro Empreendedor passou a investir no próprio negócio.

Empreendedora apostou no comercialização de granolas Empreendedora apostou no comercialização de granolas

De analista de sistemas ela passou a produzir e comercializar granolas, após apoio do programa, executado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). O empreendedorismo começou quando Débora ainda trabalhava em uma empresa privada. Na época, ela vendia pacotes de granola entre amigos e para consumo da própria família, mas durante a pandemia foi demitida.

O plano B passou a ser sua principal fonte de renda. Para alcançar os clientes, era preciso se instalar em diferentes pontos de venda, foi então quando surgiu a ideia de participar de feiras. “O problema é que para você frequentar feiras, a pequena empreendedora não tem tanto acesso, são cobradas taxas, existe uma seleção. É mais burocrático para nós mulheres em geral, que estamos começando, ter essa oportunidade de mostrar o nosso trabalho”, lembrou.

Foi a partir do projeto da Semdestur, que a nova empreendedora ganhou mais força para vender e até sonhar em ampliar o próprio negócio que hoje funciona na cozinha de casa. Atualmente, a empresa de Débora produz em torno de 40 quilos de granola por semana. Aos poucos o sonho vem se expandindo e ganhando forma, através dos investimentos já realizados, a exemplo dos equipamentos industriais que ocupam o cômodo residencial.

Ampliação do empreendimento de Débora ocorreu por meio do Giro EmpreendedorAmpliação do empreendimento de Débora ocorreu por meio do Giro Empreendedor

Para somar as feiras fixas, como a Feira da Praça do Conjunto Santo Antônio todas as terças e da Feira da Ecoville toda quarta, a empreendedora já participou de várias edições da feira Giro Empreendedor e são justamente essas oportunidades que proporcionam à pequena empresa a possibilidade de crescer.

“Eu estava em um momento difícil e a Prefeitura veio com esse projeto de abraçar o empreendedorismo, e com eles cheguei a locais que eu não esperava, como no Shopping, entre outras oportunidades. O meu sonho é produzir para todo o Estado e quem sabe para todo o Brasil. É tão bom ver os clientes falando que amam o meu produto, quando se fidelizam, isso é muito bom. Nós, mulheres, temos todas as condições de conquistar, cada vez mais, o nosso espaço no mercado de trabalho”, afirma.

GIRO EMPREENDEDOR

A estratégia de promoção à economia solidária com a realização das feiras itinerantes do programa Giro Empreendedor beneficiou, no último ano, mais de mil famílias que puderam gerar renda por meio da exposição de produtos em pelo menos 60 edições da feira. Todas as edições foram organizadas pela Semdestur, que busca o local e presta apoio na logística, como tendas e banheiros químicos sem a cobrança de taxas dos expositores.

“Muitas dessas mulheres ficaram paradas na pandemia, mulheres que querem e sabem empreender. Elas nos procuraram e nós conseguimos construir esse projeto que segue durante este ano. Eu fico muito feliz em ver mulheres tão fortes e tão talentosas à frente deste projeto. Este é apenas parte do nosso reconhecimento. Outras que quiserem empreender, procure a Semdestur”, destaca a titular da pasta, Glayce Bezerra.

Em 2022, estão programadas mais de 150 feiras na capital e distritos de Porto Velho.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook