Energisa orienta como evitar acidentes com eletricidade durante reformas em imóveis
Toque acidental na rede elétrica com cabos, vergalhões, antenas de TV, escadas e andaimes estão entre as principais causas de choque elétricos
No início do ano é comum a realização de pequenas reformas nas empresas e residências. Além dos cuidados com a escolha dos materiais e dos profissionais que vão fazer a obra, é importante estar atento à segurança para evitar acidentes.
Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2022, divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), foram registrados 136 acidentes envolvendo podadores de árvore, pintores, pedreiros, ajudantes da construção civil, instaladores de calhas, toldos, ar-condicionado, TV a cabo e telefonia durante o ano de 2021 em todo país.
Segundo o coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa em Rondônia, Lenildson Santos, o toque acidental na rede elétrica com cabos, vergalhões, antenas de TV, escadas e andaimes estão entre as principais causas de choque elétrico. “Por isso, nunca trabalhe perto da rede de energia quando estiver ligada. Um segundo de distração pode ser fatal. Antes de começar a executar o serviço, observe e identifique situações que podem gerar algum acidente e depois tome medidas para evitá-los, como o uso de equipamentos de proteção individual e o desligamento da energia”, afirma.
Santos orienta que quando o conserto for na fachada e próximo à rede elétrica ou poste, o morador pode solicitar o desligamento da rede para a Energisa. O contato deve ser feito com no mínimo 30 dias de antecedência em uma das agências de atendimento na empresa ou pelo 0800 647 0120. A Energisa também disponibiliza orientações de como evitar acidentes com a eletricidade em seu canal no You Tube (@EnergisaBrasil).
MEC divulga cursos de graduação que serão avaliados no Enade
Provas serão feitas no dia 26 de novembro
Exposição da agroindústria familiar é realizada no estacionamento do Palácio Rio Madeira; próxima feira será dia 28
A cada edição da feira os produtores inovam e mostram a força da agricultura familiar
Prefeitura de Porto Velho amplia frota do transporte escolar rural
Com aquisição de mais 16 ônibus, serviço oferece mais qualidade e eficiência no atendimento
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook