Equipe do deputado Jair Montes faz cadastro para incentivar a doação de medula óssea
De acordo com o deputado estadual Jair Montes são poucas as campanhas que lembram a importância não só da doação de medula, mas também de da discussão sobre a doação de órgãos e tecidos
Na manhã desta terça-feira (29) a equipe do deputado Jair Montes (Avante) buscando incentivar a doação de sangue e medula óssea fez o cadastro e doação que são necessários para analises de compatibilidade.
A Sala de exposições da Assembleia Legislativa foi local montado apropriadamente para a coleta. O que normalmente é feito através de um Hemocentro, em Rondônia o responsável é a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).
Lucas Medeiros foi um dos primeiros a fazer a doação e lembrou a importância da iniciativa.
“Um dos maiores símbolos de amor que a pessoa pode ter pelo próximo é a doação de medula óssea. Um gesto que pode salvar uma vida. E claro não podemos esquecer também de doar sangue ainda mais nesse momento de pandemia. ”
Rayane Rodrigues também foi doadora e incentivou outras pessoas a procurarem um Hemocentro para fazer o cadastro.
De acordo com o deputado estadual Jair Montes são poucas as campanhas que lembram a importância não só da doação de medula, mas também de da discussão sobre a doação de órgãos e tecidos. “Ao estimular que a doação se torne um hábito entre a sociedade também reduzimos a sobrecarga no sistema de saúde. ”
Informações
Quem precisa?
Pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias; além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita são os que necessitam de transplante de medula óssea.
Quem pode doar medula óssea?
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:
- Ter entre 18 e 55 anos de idade
- Estar em bom estado de saúde
- Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite)
– Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).
O Redome é o Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil e pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros. Esta atividade está sob coordenação do INCA. Para maiores informações, acesse http://redome.inca.gov.br/
Para se cadastrar como doador basta procurar um Hemocentro da sua cidade.
Jair Montes pede que governo conceda aumento às demais categorias no mesmo molde ao concedido ao Policiais Militares
Deputado defende o princípio da isonomia, para que nenhum servidor seja injustiçado
Deputado Laerte repudia retirada de maquinários que recuperavam trecho da RO-470
Parlamentar disse considerar “um absurdo” regional do DER paralisar obras de melhorias na rodovia para abrir acesso a presídio de Alvorada do Oeste
Deputado Marcelo Cruz participa de negociações entre Governo do Estado e Prefeitura de Porto Velho
“Tenho certeza que, com a união da bancada daqui de Porto Velho, dos deputados estaduais, e com a sensibilidade do prefeito, a gente vai conseguir fazer investimentos para melhor atender a nossa população”, ressaltou o deputado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook