Equipe do TJPI conhece projetos de sucesso da Justiça de Rondônia

Representantes do Tribunal piauiense estão em Porto Velho em visita às unidades judiciais do TJRO

Assessoria de comunicação Institucional
Publicada em 16 de novembro de 2021 às 18:09
Equipe do TJPI conhece projetos de sucesso da Justiça de Rondônia

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Paulo Kiyochi Mori, recebeu o desembargador Olímpio José Passos Galvão, coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Piauí, na sede do TJRO, em Porto Velho, nesta terça-feira, 16. Acompanhado de assessores, o desembargador Olímpio conheceu um pouco da estrutura e da história do Judiciário de Rondônia, em uma reunião em tom amistoso e informal, no 5º andar do TJRO. 

edVistaTJPI2

Também participaram do encontro o desembargador Álvaro Kalix Ferro, e os juízes auxiliares Rinaldo Forti, secretário-geral do TJRO, e Guilherme Ribeiro Baldan, que fizeram contribuições pontuais à explanação do presidente sobre a atuação institucional; e ainda o secretário Judiciário, Jucélio Sheffmacher, e a titular do Gabinete Governança do TJRO, Rosemeire Moreira, dentre outros servidores.

Referência para outros tribunais, o TJRO é destaque nacional na premiação do Conselho Nacional de Justiça por alcançar o mais alto nível de qualidade, o Selo Diamante. Foi justamente isso que despertou o interesse do TJ do Piauí para a troca de conhecimentos. Ainda no mês de outubro passado, durante uma reunião virtual, as equipes dos dois tribunais fizeram os primeiros contatos para listar as boas práticas que são apresentadas durante a visita a Rondônia.

O representante do TJPI também é o coordenador do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJPI e presidente do Comitê de Governança da TI do TJPI. Ele está acompanhado da secretária de Gestão da Estratégia, Lanny Cleo Macedo Quadros; do secretário de Tecnologia da Informação, Agnaldo Abreu Almendra; e dos servidores Elias Ribeiro Moura Júnior, Sávio Mota Carneiro e Thálison Clovis Ribeiro da Costa.

Durante a recepção no TJRO, o desembargador Paulo explanou sobre as ações mais destacadas do Judiciário de Rondônia e firmou a posição da instituição em auxiliar e também aprender com a equipe do TJ do Piauí. “Não existe um Tribunal melhor que o outro, todos somos o Judiciário brasileiro em busca de melhor atendimento à população”, afirmou o presidente do TJRO. O magistrado do TJRO, dentre outras iniciativas, destacou as instalações de postos da Justiça em localidades onde ainda não há comarca instalada, como no distrito de Extrema, em Porto Velho, e no município de Mirante da Serra, na comarca de Ouro Preto do Oeste. “Nós temos que facilitar ao máximo o acesso do jurisdicionado à Justiça”, defendeu Mori, ao evidenciar dos esforços para manter a Justiça em funcionamento durante a pandemia.

edVisitaTJPIcolagem

O Prêmio CNJ de Qualidade é dividido em quatro eixos temáticos: governança, produtividade, transparência e tecnologia, e em todos os itens o TJRO teve ótima pontuação, alcançando 100% em diversos itens. A premiação busca incentivar os tribunais a promoverem a transparência, a qualidade das informações e a celeridade processual.

Boas práticas

edVistaTJPI3

Dentre as áreas de interesse do TJPI estão ações desenvolvidas na área de Tecnologia da Informação, gestão de fluxos na Central de Processos Eletrônicos dos 1º e 2º graus, planejamento estratégico, sustentabilidade, dentre outros. Na visita ao CPE, no Fórum Geral de Porto Velho, os representantes da Justiça Piauiense foram acompanhados do desembargador Álvaro Kalix e do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Cristiano Gomes Mazzini.

O intercâmbio de boas práticas institucionais no TJRO produz o aperfeiçoamento das ações. Este ano, o TJ do Tocantins também acionou a instituição para conhecer a CPE, que substituiu os cartórios de todas as varas cíveis e agora deu início à substituição das criminais. Atualmente essa unidade é responsável pela gestão de 158.715 processos de 66 unidades jurisdicionais migradas, tanto da comarca de Porto Velho quanto do interior.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook