Equipes do TSE e da USP trabalham na inovação do sistema eletrônico de votação
Parceria faz parte de convênio de cooperação firmado no ano passado para buscar novas tecnologias aplicadas ao processo eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta quinta-feira (24), durante todo o dia, uma equipe de especialistas do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) para discutir e trabalhar na inovação do sistema eletrônico de votação brasileiro.
O encontro de trabalho faz parte do convênio de cooperação técnica firmado em novembro do ano passado visando o intercâmbio de conhecimento e atividades de pesquisa e inovação em tecnologias emergentes aplicadas ao sistema de votação.
A ideia é promover a criação de um sistema ainda mais seguro e transparente para as eleições, mediante análises e avaliações de vários dispositivos dos programas eleitorais. No encontro desta quinta, técnicos das duas instituições simularam uma votação com a utilização de três urnas conectadas para atuarem simultaneamente em uma mesma seção eleitoral, como forma de agilizar o processo de votação, uma sugestão da equipe da USP.
Esta atuação contempla a criação de um novo meio de votar que vise: a redução de custos da eleição; o aprimoramento da experiência do eleitor ao votar; e aperfeiçoamentos dos mecanismos de segurança, auditoria e transparência. O Larc é reconhecido nacionalmente pela experiência no desenvolvimento de pesquisas e na implantação de soluções práticas na área de arquitetura computacional.
“Estamos estudando e desenvolvendo contribuições capazes de aprimorar ainda mais o processo de votação. A USP busca novas tecnologias, e a Justiça Eleitoral entra com sua expertise em todas as fases do processo eleitoral”, explica o professor titular do Departamento e coordenador do grupo, Wilson Ruggiero, acrescentando que a ideia da parceria é discutir inovação e possibilidades de otimização do sistema.
Patrol da prefeitura de Porto Velho está abandonada na área rural do distrito de Rio Pardo
A máquina, segundo Everaldo Fogaça, é da Secretaria Municipal de Agricultura
Após 90 anos com acesso ao voto, mulheres cobram o direito de serem votadas
O texto é considerado o primeiro diploma legal a autorizar a participação feminina nas eleições
Bolsonaro veta punição para quem divulgar imagem de infração de trânsito
Único dispositivo mantido trata do prazo de emissão da notificação da penalidade de suspensão ou cassação da carteira de habilitação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook