Escola Batista Vida Plena e Opet: construindo o sucesso de 2023
Nesta semana, dentro da parceria educacional, a Vida Plena realizou a primeira formação pedagógica de 2023
A Escola Batista Vida Plena é uma das principais instituições privadas de ensino de Porto Velho (RO). É, também, uma das parceiras mais importantes da Editora Opet no norte do Brasil. Sediada em Curitiba, a Opet está entre as maiores empresas do país no segmento de sistemas de ensino, presente em dezenas de municípios de todas as regiões.
Nesta semana, dentro da parceria educacional, a Vida Plena realizou a primeira formação pedagógica de 2023. O encontro foi coordenado pela supervisora pedagógica Vanessa Lima Martins e reuniu um grupo de 58 professores, coordenadores e supervisores. O objetivo: debater e examinar os assuntos relacionados ao trabalho neste início de ano letivo, com foco na qualidade da educação.
Vanessa, que é mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, retomou com os participantes a concepção teórico-metodológica da Coleção Cidadania, adotada pela escola para o Ensino Fundamental.
“Juntos, pudemos refletir sobre a função social da escola para a formação integral do sujeito. Esse, aliás, é um valor muito presente, um diferencial, do trabalho da Escola Batista Vida Plena”, observa.
De olho na BNCC - Durante o encontro, os participantes também revisitaram a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionando-a às coleções Encantos da Infância (adotada na Educação Infantil) e Cidadania. “A partir dos materiais didáticos e das ferramentas, pudemos trazer e vivenciar várias sugestões de encaminhamento metodológico – o objetivo, nesse caso, foi mostrar todas as possibilidades de trabalho que os materiais oferecem”, explica. “Ao longo de toda a formação, a equipe se mostrou muito presente e participativa”, avalia.
Conhecimento fundamental - A professora Cáthlen Lemos é coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 2 na Escola Batista Vida Plena. Em sua avaliação, a primeira formação pedagógica do ano foi importante para esclarecer os docentes e a equipe gestora sobre a dinâmica de organização do material didático.
“Esse conhecimento é fundamental para a nossa orientação”, observa. Cátlhen também destaca o engajamento dos professores, que participaram ativamente das atividades propostas.
“As explicações trazidas ao longo da formação, que alinharam teoria e prática com situações cotidianas de sala de aula, animaram os nossos professores. Nós, aliás, já queremos aprender mais com a professora Vanessa!”.
Superação - Para a diretora pedagógica do Vida Plena, professora Cristiane Alves Pereira, o trabalho formativo alcançou as expectativas. “A formação foi ótima. A equipe se engajou e a formadora Vanessa fez um trabalho excelente”, observa. “A Editora Opet está sempre se superando em relação ao atendimento. Assim, temos as melhores expectativas em relação ao ano letivo que está começando.”
Fobia social sofrida por Key Alves do BBB 23 em relação ao cantor Michael Jackson
A sensação é de morte ou perda do controle. Os episódios podem acontecer sem motivo aparente ou após um trauma emocional
Mãe da presidente da Banda do Vai Quem Quer, Valcer Andrade, morre aos 64 anos
A família Banda do Vai Quem Quer presta os mais sinceros sentimentos de solidariedade à família da nossa presidente
Torres diz que não sabe quem redigiu minuta de decreto apreendida
Ex-ministro planejava descartar documento encontrado em sua casa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook