Estagiários participam de entrevista de emprego simulada durante capacitação na Alero
Formação foi realizada nesta quinta-feira (13)
Um grupo de 50 estagiários da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu mais uma capacitação na manhã desta quinta-feira (13). O foco desta vez foi a elaboração de currículos e entrevista de emprego. A iniciativa é promovida pela Comissão de Acompanhamento, Fiscalização e Recebimento de Estágio (Cafre).
A formação foi dividida em duas turmas de 25 participantes cada e foi conduzida pelos assessores técnicos Priscila de Souza Ribeiro e Fábio Ferreira, que passaram várias dicas sobre a elaboração de currículos, como se comportar durante uma entrevista de emprego, técnicas emocionais para evitar o nervosismo. Ao final, foi realizada uma entrevista simulada.
“Essa preparação para o mercado de trabalho é muito importante para o crescimento profissional dos estagiários. Muitos estão tendo o primeiro contato com o mundo profissional aqui e precisam dessa capacitação para as próximas experiências”, afirma Priscila.
Durante as dinâmicas, Fábio Ferreira lembrou alguns comportamentos vivenciados durante a seleção de estagiários na própria Alero, como: “alguns chegaram com fone de ouvido, pararam a entrevista para enviar mensagem para a mãe e outros até perguntaram se a mãe poderia participar da entrevista. Então, são detalhes como esses ensinados aqui que podem fazer a diferença na hora do estagiário ser selecionado ou não”, destacou.
Caroline Ketlen foi a primeira estagiária a participar da entrevista simulada. Aos 16 anos, ela conta que cursa o segundo ano do ensino médio e a formação vai ajudá-la a aproveitar as oportunidades. “A gente fica nervosa na entrevista de emprego, e essa simulação ajuda a tranquilizar, pois aqui é a hora de errar, aprender e corrigir. Vai me ajudar muito”, disse.
Já o estagiário Reniê Bezerra, de 17 anos, disse que está em constante aprendizado e que aprendeu a elaborar o currículo. “É uma oportunidade muito boa participar dessa formação, pois vamos aprendendo muitas coisas, como fazer documentos, como melhorar o comportamento no ambiente de trabalho, como conversar com recrutadores e dicas para se sair bem numa entrevista de emprego”, destacou.
A capacitação é contínua e, nos próximos dias, os estagiários do período vespertino serão contemplados.
Em parceria com o Centro de Integração Emprego-Escola (CIEE), a Alero mantém aproximadamente 160 estagiários que atuam nos gabinetes e em áreas administrativas da Casa de Leis, onde se tem a oportunidade de garantir um aprendizado e garantir uma experiência profissional visando o ingresso no mercado de trabalho.
Projeto que prevê doação de bicicletas apreendidas a pessoas de baixa renda é aprovado pela Alero
Proposição é de autoria do deputado Cássio Gois
Senadores selecionam medidas para compensar desoneração da folha
Recursos da taxação de compras internacionais de US$ 50 estão na lista
Não se fazem mais Juscelinos como antigamente
"Juscelino Filho foi indiciado pela PF. Ele mesmo deveria pedir para sair", afirma Alex Solnik
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook