Estrada da Penal – o retrato do descaso oficial
Ao longo de seguidos anos, contudo, a ausência de manutenção na Estrada da Penal vem prejudicando o transporte e, consequentemente, a atividade agrícola

A RO – 005, conhecida como Estrada da Penal, é a única via terrestre que dá acesso a milhares de moradores do baixo Madeira, como Vila Calderita, São Carlos, Agrovila Rio Verde, Nova Aliança, entre outras localidades. As estradas vicinais, como se sabe, são essenciais para aproximar as áreas rurais dos centros urbanos, mas parece que alguns políticos e administradores da coisa pública se esquecem dessa premissa.
Ao longo de seguidos anos, contudo, a ausência de manutenção na Estrada da Penal vem prejudicando o transporte e, consequentemente, a atividade agrícola. A deterioração da vicinal é um problema recorrente. A grita por melhorias é geral, principalmente por parte de moradores e produtores rurais. No período do inverno, o que era ruim fica pior, com buracos e atoleiros espalhados em quase toda a sua extensão, comprometendo a segurança e a eficiência do transporte, inclusive causando enormes prejuízos aos proprietários de veículos.
Publicidade
Em setembro de 2017, o governo do Estado começou as obras de pavimentação da Estrada da Penal, porém, até hoje, o trabalho não foi concluído, apenas alguns trechos foram asfaltados. A erosão abriu uma enorme cratera na entrada no Ramal do Jacu, logo que sai da balsa, impedindo o acesso de veículos, inclusive ônibus escolares. Preocupados com a segurança dos alunos, motoristas teriam ameaçado não entrar no Ramal até que o problema fosse solucionado. Antes que a ameaça se concretizasse, moradores improvisaram um remendo com pedras e barro.
Ano que vem haverá eleições, quando, então, aspirantes aos mais diversos postos de mando da República percorrerão a Estrada da Penal à caça de votos e distribuindo um caminhão de promessas e sonhos aos eleitores. Registre-se, até por uma questão de justiça, a atenção dispensada pelo deputado estadual Alan Queiroz aos moradores do baixo Madeira, como também o empenho de associações de moradores e entidades classistas, sempre buscando melhorias às famílias que residem na Estrada da Penal e dos ribeirinhos instalados na calha do rio Madeira.
FGV abre inscrições para o Exame Nacional da Magistratura
A seleção é um pré-requisito para o ingresso no serviço público de magistratura e busca democratizar o acesso à carreira, propiciando mais equidade entre os candidatos
Imposto de Renda 2025: O Que Mudou, Quem Deve Declarar e Como Evitar Problemas
Dicas e truques que o Leão não quer que você saiba", explica o que muda e como se preparar para evitar problemas
Em um ano, 245 colisões de veículos em postes são registradas em Rondônia
A preocupação da Energisa não é apenas com os danos à rede elétrica. É com a segurança da população
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook