Etapa final do Projeto Jovem Senador 2023 será realizada na próxima segunda-feira, 15
A Secretaria seleciona três redações para representar o Estado na etapa nacional, e o tema deste ano é “Saúde mental nas escolas públicas"
Os autores das 27 melhores redações irão vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país
Mais uma etapa do projeto “Jovem Senador Edição 2023” chegou ao fim, e a próxima fase é a seleção da etapa Senado que ocorrerá na próxima segunda-feira, (12). O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 15. O projeto atende ao Programa no âmbito Federal, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação – Seduc, por meio da Coordenadoria de Educação Básica. O projeto conta com a parceria de todas as Coordenadorias Estaduais de Educação – CREs.
Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, durante a penúltima etapa foram selecionadas três redações dentre as inscritas. Essa seleção foi realizada por uma comissão julgadora formada por servidoras da Gerência de Ensino Médio da Seduc: “O “Jovem Senador” é realizado anualmente, e proporciona aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimentos acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso”, explicou.
O governador Marcos Rocha afirmou que o programa é motivo de orgulho, visto que há quase uma década proporciona a milhares de estudantes a oportunidade de pensar, refletir e colocar no papel temas de importância para o Brasil e para o mundo. “É um importante momento para fomentar nos jovens a cidadania, a democracia e a política, destacando o conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do Senado, bem como aproxima a juventude do Poder Legislativo brasileiro”, disse.
ESTUDANTE SELECIONADO
O tema de 2023 é “Saúde mental nas escolas públicas”. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações, um de cada Estado e do Distrito Federal, são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
COMO PARTICIPAR
Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos, com o tema anual, e enviar o melhor texto à Seduc. A Secretaria seleciona três redações para representar o Estado na etapa nacional. O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação – MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e o apoio das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
Todas as informações e instruções para a participação no programa ficam disponíveis no website oficial do Jovem Senador https: Facebook: jovemsenador, Instagram: @jovemsenador e email: [email protected]. Os coordenadores estaduais estão disponíveis pelo email: [email protected].
Feirão do Produtor terá funcionamento normal na quinta-feira, 8
Na sexta-feira (9), haverá expediente em todas as repartições públicas
Canoagem Slalom: Ana Sátila leva prata em etapa da Copa do Mundo
A modalidade K1 Cross estreará como modalidade olímpica nos Jogos de Paris 2024
Campanha alerta para o combate à violência contra a pessoa idosa
Mês é marcado por ações que visam conscientizar a sociedade, no combate à violência contra a pessoa idosa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook