Ex-presidente Fernando Collor deixa presídio para cumprir pena em casa
Decisão do STF foi realizda na noite desta quinta-feira

O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello deixou, na noite de quinta-feira (1º) o presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió. O político foi autorizado a cumprir pena em casa, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, depois de parecer favorável do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
A prisão domiciliar foi pedida pela defesa do ex-presidente, sob a justificativa de problemas de saúde crônicos como apneia do sono, doença de Parkinson e transtorno afetivo bipolar, além de sua idade avançada (75 anos).
Collor, que cumpre pena de 8 anos e 10 meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, terá que usar tornozeleira eletrônica e só poderá receber visitas de seus advogados.
O ex-presidente foi condenado pelo STF em maio de 2023, em um processo que teve origem na Operação Lava Jato. A corte considerou que Collor, como dirigente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi responsável pelas indicações políticas para a BR Distribuidora, então estatal subsidiária da Petrobras, e teria recebido R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa, entre 2010 e 2014.
Em novembro do ano passado, o STF manteve a condenação, depois de rejeitar os recursos da defesa para reformar a condenação. No dia 24 de abril deste ano, Moraes rejeitou um segundo recurso da defesa e determinou a prisão imediata do ex-presidente.
Collor foi preso no dia seguinte em Maceió, quando, segundo seus advogados, ele se deslocava para Brasília para cumprir a decisão de prisão do STF.
MPRO garante condenação máxima por feminicídio
O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri da Comarca local, sob forte comoção pública e plenário lotado
Destaques das ações do governo de RO de 28 de abril a 2 de maio
Confira as notícias que marcaram a semana do governo de Rondônia de 28 de abril a 2 de maio
ATENÇÃO ENTIDADES DE DEFESA DA MULHER: UMA VEREADORA ESTÁ SOFRENDO ATAQUES COVARDES E PRECISA DE APOIO!
A vereadora bolsonarista Sofia Andrade, de Porto Velho, vem recebendo ataques covardes, através de Fake News divulgadas por um site sem registro, cujo IP só existe no exterior
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook