Exame que previne o câncer no útero é realizado gratuitamente na rede municipal de saúde
Preventivo pode ser realizado durante todo o ano nas unidades da zona urbana e rural
São duas modalidades de atendimento: por demanda espontânea e com horário agendado
A Prefeitura de Porto Velho oferece gratuitamente o exame que previne o câncer no colo de útero. Qualquer pessoa com útero que já tenha iniciado atividade sexual deve realizar o exame periodicamente, especialmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. O papanicolau, como é chamado o procedimento, está disponível em todas as unidades de saúde do município durante todo o ano.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) oferece duas modalidades de atendimento, sendo por demanda espontânea (sem necessidade de agendamento) e com horário agendado. Ao todo, 38 unidades de saúde da zona urbana e rural realizam o procedimento. A relação completa com endereço, horários de agendamento e atendimento está disponível neste link.
A realização periódica do exame permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar.
Ana Emanuela, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher da Semusa, explica que todos os profissionais são treinados para acolher os pacientes de forma humanizada e para aplicar boa técnica na realização do procedimento.
Exame é a principal estratégia para detectar lesões e fazer diagnóstico
Raimunda Rosa Rodrigues, 59 anos, é moradora da zona Sul e procurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Medeiros, mais próxima de casa, para realizar o exame preventivo deste ano e garantir boas condições de saúde.
“Sou muito preocupada com as questões de saúde, da minha e de toda a família. Faço meus exames regularmente aqui nesta unidade. Sempre fui muito bem atendida pelos profissionais”, declara a paciente.
PREVENÇÃO
O exame papanicolau é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Em quase todos os casos, há uma cura para o quadro. Por isso, é importante realizar periodicamente os exames de rotina.
Além do Papanicolau, é importante tomar a vacina contra o HPV, geralmente aplicada em adolescentes de 9 a 14 anos. O imunizante é capaz de frear as infecções pelo vírus e, assim, impedir o surgimento da doença.
Prefeito Hildon Chaves prestigia solenidade de posse do novo juiz eleitoral Ricardo Beckerath
Prefeito destacou que a democracia no Brasil acontece pela atuação eficaz da justiça eleitoral
Governo Federal atualiza medidas para enfrentamento da Influenza Aviária
Medida Provisória publicada no Diário Oficial permite a restrição excepcional e temporária de trânsito de produtos agropecuários em situações epidemiológicas de urgência
Inscrições abertas para Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais
São ofertadas 26 vagas para ingresso no segundo semestre de 2023, sendo 21 para ampla concorrência, 4 para políticas afirmativas (pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência) e 1 para aluno estrangeiro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook