Experiência de Rondônia no combate à evasão e ao abandono escolar é destacada pelo TCE e MP durante evento online nacional
O evento online foi assistido não só por membros e servidores dos TCs e MPs brasileiros, mas também por gestores e técnicos educacionais
A experiência e modelos adotados pelo Estado de Rondônia no enfrentamento à evasão e ao abandono escolar foi o assunto abordado por representantes do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público estadual (MP-RO) durante o webinário “Tribunais de Contas (TCs) e Ministério Público (MP) no engajamento pela concretização da busca ativa escolar”, transmitido ao vivo nessa quinta-feira (21/1) pelo canal do TCE do Rio Grande do Sul no YouTube.
O evento online foi assistido não só por membros e servidores dos TCs e MPs brasileiros, mas também por gestores e técnicos educacionais. A iniciativa é uma realização conjunta entre Associação dos Membros dos TCs do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa, através do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o TCE-RS.
O painel de encerramento da programação do webinário teve como temática “A experiência de Rondônia no enfrentamento à evasão e ao abandono escolar” e contou com a participação, pelo TCE-RO, do conselheiro presidente Paulo Curi Neto e da auditora de controle externo Adrissa Maia Campelo, e pelo MP-RO, do promotor de justiça Marcos Geovane Ártico.
TCE e MP integram o Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia (Gaepe-RO), organismo que congrega órgãos de controle, sistema de justiça e gestores públicos, com a participação ainda do Instituto Articule e do CTE-IRB.
Em sua fala, o conselheiro Paulo Curi, ao citar a preocupação do TCE-RO com a efetivação das políticas públicas relacionadas à educação (prioridade da gestão 2020/2021), abordou breve histórico de ações realizadas, incluindo a criação do Gaepe Rondônia, iniciativa pioneira já replicada em outros estados e que em breve deverá alcançar âmbito nacional com o Gaepe-Brasil.
“A Busca Escolar é uma temática que não está esgotada, e que retornaremos à pauta na próxima reunião do Gaepe, dada sua importância”, disse Paulo Curi, que, antes de encerrar, ainda destacou dois tópicos: a necessidade da retomada, desde que respeitada a questão sanitária, da atividade educacional presencial, e priorização da vacinação dos profissionais de educação.
O promotor de justiça Marcos Ártico, ao citar atividades empreendidas pelos próprios profissionais de educação em Rondônia no sentido de combater a evasão escolar (rádio em poste, uso de redes sociais, carreatas), enfatizou a formalização do Busca Ativa junto à Seduc, envolvendo as instituições que integram o Gaepe-RO.
“Órgãos de controle, sistema de justiça e a gestão pública convergem para esse ponto importante que é o combate à evasão escolar, objeto da concepção do Busca Ativa Escolar. E isso porque sabemos que a perda de vínculo do aluno com a escola traz danos irreversíveis à educação, e hoje estamos aqui para evitar consequências mais drásticas nesse aspecto”, completou.
Detran não deve dificultar transferência de veículos de criança ou adolescente com deficiência, recomenda MPF
Em Rondônia, Detran exige autorização judicial para esse tipo de transferência. Órgão informou ao MPF que Código de Trânsito não faz essa exigência
DER conclui 37 quilômetros de encascalhamento na RO-420, que liga Buritis ao Distrito de Rio Branco
Equipe da 15° Residência de Buritis trabalhou incansavelmente neste trecho, para que todos possam trafegar sem transtornos
BR-319, a rodovia que pode salvar vidas
A bandeira da recuperação da BR-319, que liga o Amazonas aos estados do sul do Brasil, levantada há décadas pela Federação das Indústria do Estado de Rondônia (FIERO) nunca esteve tão latente
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook